Educadores desfrutam de formação diferenciada e passam por atividade com água no Mundo das Crianças

Publicada em 12/11/2021 às 17:05

O Mundo das Crianças recebe visitas recorrentes e especiais, dentro das ações de formação de educadores, um dos pilares principais da Escola Inovadora. Na última quarta-feira (10), as Agentes de Desenvolvimento Infantil (ADIs) vivenciaram uma manhã diferenciada, voltando à infância por meio de atividades criativas, planejadas pela equipe da Unidade de Gestão de Educação (UGE). As atividades despertam a imaginação, sensações dos elementos da natureza, movimentos livres do corpo, prazer do brincar e exploração dos espaços do local.

Para realizar as ações planejadas pela UGE, as ADIs foram divididas em 10 grupos. Cada equipe recebeu um mapa do local com a identificação das estações: Estátua Molhada, Mandala, Queimadinha, Paraquedas, Bolinha de Sabão e Brincadeira Cantada. Cada uma representa e ressalta um conceito para reflexão e experiências que serão aplicadas no dia a dia com as crianças.

Diversas mulheres reunidas em grupo, em meio às fontes de água, com fundo para um monte verde e céu azul.
Educadoras vivenciaram as diversas atividades em conexão com os elementos naturais

Os grupos vivenciaram momentos de diversão em meio a atividades com água nas fontes das atrações do Mundo das Crianças. A proposta foi dançar com o movimento das águas, alongar e, no momento de relaxamento, sentir o ar e os cheiros do ambiente, despertando sensações. “Muitas chegam tímidas aqui, conseguem se soltar por meio da atividade e no final estão agradecendo pela experiência. Todas levam um pouco de sensibilidade no olhar para a criança, o que é essencial”, contou a coordenadora pedagógica do Núcleo de Arte, Fabiane Cristofoletti.

O planejamento para a formação de educadores é realizado através das formações que constam no e-book “A Escola no Mundo”, um material de apoio para a rede municipal de ensino, que entre seus conteúdos, é utilizado no planejamento das visitas pedagógicas ao Mundo das Crianças. Em cada estação onde acontecem as atividades, as ADIs encontraram um responsável para auxiliar, conversar e executar a ação em conjunto.

“Esta é a primeira vez que a maioria das ADIs visitam o Mundo das Crianças”, contou a ADI da EMEB Carla Andressa de Oliveira Sinigalia, Najara Perez. Os grupos aproveitaram a visita pedagógica ao local para agregar mais conhecimento e ideias no desenvolvimento da rotina escolar. “Levamos experiências para o dia a dia na escola, aumentando nosso repertório de brincadeiras. É importante estar aqui, conhecer e explorar espaços”, finalizou Najara, após atividade com água que incentiva a imaginação e a criatividade.

Mulher com blusa verde e mochila rosa, posando para foto com fundo das árvores
Najara Perez, ADI na EMEB Carla Andressa de Oliveira

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/11/12/educadores-desfrutam-de-formacao-diferenciada-e-passam-por-atividade-com-agua-no-mundo-das-criancas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original