Dia da Consciência Negra terá programação especial no Complexo Fepasa
Publicada em 17/11/2021 às 07:53Com o objetivo de promover a reflexão sobre a contribuição histórica do negro e a sua inserção na sociedade brasileira, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) promove neste sábado (20), data em que se comemora o Dia da Consciência Negra, um evento especial a partir das 14h30, na Sala Jundiaí do Complexo Fepasa, com entrada franca.
“Vale destacar que, por conta da retomada gradual das atividades presenciais, a UGC irá tratar do tema de modo mais profundo ao longo do ano que vem. O edital com mais de R$ 40 mil em investimentos, inclusive, segue aberto para contratação de propostas. Decidimos, entretanto, dada a relevância da data, garantir que houvesse programação também neste sábado (20), para a qual convidamos toda a população”, completou o gestor da UGC, Marcelo Peroni.
Neste sábado (20), a programação na Sala Jundiaí começa às 14h30, com uma apresentação, comentada pelo diretor do Departamento de Museus da UGC, Paulo Vicentini, de fotos no telão sobre o período de escravidão em Jundiaí.
Na sequência, às 15h30, está prevista uma mesa de debates de especialistas, com os seguintes convidados especiais: Jensen Silva (assessor de Políticas Públicas para a Igualdade Racial da Prefeitura de Jundiaí); Paulo César Henrique (bailarino, professor e coreógrafo) e Tânia Henrique (integrante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e do Conselho do Clube 28 de Setembro).
Ambas as atividades, além de presenciais, contarão com transmissão ao vivo pelos canais da Cultura no Facebook e no YouTube.
Em seguida, às 17h, somente para o público presencial, será apresentado o filme “Doutor Gama”, do diretor Jeferson De, um lançamento da Globo Filmes. Lançado em agosto deste ano, “Doutor Gama” conta a história de vida de Luiz Gama, homem negro que usou leis e tribunais para libertar mais de 500 escravos. Um abolicionista e republicano que inspirou o país. No elenco estão César Mello, Isabél Zuaa e Mariana Nunes. A produção reúne Paulo Betti, Heitor Dhalia, Egisto Betti e Manoel Rangel.
Edital Cultura Negra
Já as inscrições para o edital Cultura Negra vão até o dia 26 de novembro. Com R$ 40,8 mil em investimentos, o edital prevê a seleção e contratação de artistas, solo ou em grupo, por meio de até 34 propostas artísticas e culturais temáticas, de diversas modalidades, como Audiovisual, Culturas Populares, Dança, Literatura, Teatro, Música e Propostas Formativas.
As propostas presenciais e virtuais selecionadas irão compor a programação alusiva à Semana Municipal da Consciência Negra e ao Dia da Consciência Negra, que serão excepcionalmente comemorados em janeiro e fevereiro do ano que vem, por conta da pandemia.
As inscrições devem ser realizadas no site da Cultura, por meio de formulário on-line, e onde se encontram os demais documentos necessários para a efetivação da inscrição.
Mais informações podem ser obtidas no edital concurso nº 02/2021, no site da Cultura, pelo e-mail consciencianegra@jundiai.sp.gov.br ou pelo telefone 4585-9750.
Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original