Programa Clube do Bem-Te-Vi leva palestras sobre segurança no trânsito para escolas municipais

Publicada em 17/11/2021 às 16:00

As unidades de gestão de Mobilidade e Transportes e de Educação, em parceria com o DETRAN/SP e com o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTRAN), da Polícia Militar, promovem, até 3 de dezembro, o Programa Clube do Bem-Te-Vi, com realização de palestras para aproximadamente três mil alunos de nove escolas municipais sobre segurança no trânsito. A primeira palestra ocorreu nesta quarta-feira (17), na EMEB Deodato Janski, no Jardim Tarumã.

As palestras serão realizadas por policiais militares do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTRAN). O objetivo é proporcionar para as crianças reflexões sobre vivências de humanização no trânsito, considerando o meio ambiente e a valorização da vida.

Prefeito conversa com crianças na abertura da palestra e fala da importância da educação no trânsito

“Se queremos ter agentes multiplicadores de boa informação temos que começar esse trabalho na infância. E a educação de trânsito está aí inserida, levando informações valiosas e que impactam o cotidiano desses alunos”, informa o prefeito Luiz Fernando Machado, que esteve na primeira palestra. “Como essas informações chegarão a muitas crianças, o resultado certamente será positivo.”

“Em Jundiaí, entendemos que as ações de educação no trânsito precisam caminhar lado a lado com outros trabalhos, e deve ser constante”, declara o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz. “E levar todo esse conhecimento para as crianças possibilita conversar com um público-chave.”

“Jundiaí é a Cidade das Crianças e aqui nós valorizamos os trajetos que elas e suas famílias realizam da casa à escola caminhando. Como pedestres, essas crianças precisam ter consciência das regras no trânsito, inclusive para nos ajudar a ensinar os adultos”, declara a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Nas palestras, os alunos receberão uma carteirinha de pedestre, adesivo, um gibi e um talãozinho de multas para brincarem de “autuar” motoristas, passageiros e pedestres (amigos e familiares) que agirem em discordância com o que aprenderam. “Trabalhamos assim de maneira lúdica, com informações valiosas sendo transmitidas de maneira leve e fazendo com que cheguem às famílias dessas mesmas crianças”, informa o subtenente Edson Centamori, da CPTRAN.

Para Fernanda Silva, aluna da EMEB Deodato Janski e moradora do Jardim Tarumã, a palestra trouxe muitos conhecimentos. “Aprendi que todo mundo tem que usar cinto de segurança, os riscos de dirigir em alta velocidade e que sempre devemos utilizar a faixa de pedestre.”

Fernanda aprendeu sobre o uso do cinto de segurança, os riscos de dirigir em alta velocidade e a importância da faixa de pedestres

Após as palestras, os alunos de 2º ao 4º ano fazem um desenho com o título: “Como eu vejo o trânsito na minha cidade”. Esses desenhos participarão de um concurso com a premiação de camisetas e mochilas entregues pelo DETRAN_SP e medalhas e certificados pela prefeitura.

O encerramento, com a premiação, será no dia 3 de dezembro, às 10h, no CIESP (Avenida Doroty Nano Martinasso, s/n, Vila Hortolândia). Participam do Programa Clube do Bem-Te-Vi as seguintes escolas: EMEB Deodato Janski, EMEB Profa. Anna Rita Alves Ludke, EMEB Prof. Antonio Adelino M. da Silva Brandão, EMEB Aparecido Merino Elias, EMEB Profa. Geralda Berthola Facca, EMEB Profa. Marina de Almeida Rinaldi Carvalho, EMEB Prof. Joaquim Candelário de Freitas, EMEB Prof. Flávio Dangieri e EMEB Marcos Gasparian.

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/11/17/programa-clube-do-bem-te-vi-leva-palestras-sobre-seguranca-no-transito-para-escolas-municipais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original