Alunos participam de apresentação emocionante em celebração ao Dia da Consciência Negra
Publicada em 19/11/2021 às 17:45“Emocionante” é o termo que define a apresentação da exposição em homenagem ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro), que a turma dos 5° anos da EMEB Glória da Silva Rocha Genovese realizou, na quinta-feira (18), com atividades criativas sobre o tema e que incentivam a reflexão.
A ação teve como objetivo proporcionar conhecimento sobre a contribuição histórica do negro, a sua inserção na sociedade brasileira e conscientização aos pequenos, para formar os cidadãos que eles serão no futuro. As turmas que realizaram as atividades apresentaram à escola as propostas da exposição e o trabalho realizado.
Por meio das aulas sobre a história do Brasil, com a professora Renata Longui, eles produziram uma exposição utilizando cartazes do tema e artesanatos feitos com grãos de café em alto relevo. As crianças exploraram a imaginação, capricharam e se esforçaram em cada detalhe, referenciando os momentos históricos do país, seguindo o que haviam aprendido em sala de aula.
Os pais também assistiram à apresentação e a mãe do Alyson Gabriel, de 11 anos, Valéria Estela Domingues, refletiu sobre o tema. “A apresentação e a exposição das atividades, o que eles fizeram e aprenderam hoje aqui foi lindo. Que todos cresçam como pessoas boas e que saibam, acima de tudo, respeitar o próximo, com igualdade”, finalizou.
Nikendy Jolissant, 11 anos, é haitiano e se apresentou em um momento de dança, encantando a todos. “Fizemos um cartaz explicando sobre o início da história do Brasil, um trabalho feito a partir de um livro da escravidão e da abolição da escravatura”, contou Nikendy, que agradeceu a todos em francês.
“Trabalhamos esse contexto histórico em uma linha do tempo, para todos entenderem a ordem dos acontecimentos. A atividade é de grande importância para a representatividade, em uma educação antirracista”, explicou a professora Renata Longui, após vivenciar momentos especiais com a turma.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
31/12/2024
Jundiaí tem mais de 60 crianças estrangeiras na rede municipal de ensino
-
28/12/2024
Em oito anos, Educação de Jundiaí recebe R$ 45 milhões em investimentos
-
25/12/2024
Investimentos em tecnologia potencializam serviços e agilizam a vida do cidadão
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
Baixe as fotos desta notícia na resolução original