Em 2021, Mutirão do MEI aumenta de tamanho e prevê mais de 2,5 mil atendimentos

Publicada em 20/11/2021 às 09:30

Realizado pela Prefeitura, em parceria com a TV TEM (afiliada local da TV Globo) e o Sebrae, o Mutirão do MEI chega a sua quarta edição com novidades e expectativa de atender a mais de 2,5 mil pessoas. Pela primeira vez desde que foi criado em 2017 – em 2020 por conta da pandemia não ocorreu o Mutirão-, o evento terá três dias de duração. O Mutirão começa nesta segunda-feira (22), vai até o dia 24 e acontece de forma gratuita no Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva, das 9h às 17h.

Para o gestor de negócios do Sebrae, Tiago Antunes, o aumento em mais um dia de atendimento foi necessário devido a demanda. “Tendo em vista a grande procura de pessoas buscando empreender durante a pandemia, vimos a necessidade de aumentar mais um dia o atendimento. A procura pelo Sebrae para empreender durante a pandemia subiu mais de 20%. Teremos uma grande demanda pela formalização e regularização destes MEIs nestes dias”, disse ele, que afirmou que em 2021 o Sebrae levará um serviço inédito ao Mutirão.

“Pela primeira vez, o Sebrae vai proporcionar aos empreendedores durante o Mutirão a possibilidade de parcelamento de dívidas. Isso será um grande atrativo e mais um motivo pelo aumento dos dias de duração. Nossa expectativa é acima de 2,5 mil atendimentos durante todo o evento”, explica.

Durante a pandemia, a abertura de MEIs cresceu 59% em Jundiaí. No período de 20 de março de 2018 a 13 de outubro de 2019, foram abertas 3.496 novas MEIs. Já no período de 20 de março de 2020 a 13 de outubro de 2021, foram 5.567 novas aberturas.  O mutirão do MEI teve início em 2017 e tem sido uma das prioridades da administração Luiz Fernando Machado: o fortalecimento e incentivo ao empreendedorismo.

“O Mutirão do MEI é uma forma dar apoio aos que buscam qualificação e novos rumos profissionais, fortalecendo assim a economia local e impulsionando a inovação. Jundiaí tem protagonismo no cenário nacional pela cultura altamente empreendedora”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.

De acordo com o gestor da UGDECT, Cristiano Lopes, o Poder Público tem que dar suporte, orientar, dar uma base para os MEIs que estão sendo abertos ou que já estão funcionando. “O caminho do empreendedorismo é de fundamental importância no atual cenário econômico. É uma prioridade da administração Luiz Fernando Machado, fortalecer o empreendedor e a geração de oportunidades. O Mutirão do MEI vem ao encontro disso, é uma ótima oportunidade para darmos suporte necessário aos empreendedores de Jundiaí para que eles tenham uma vida longa nos negócios “, afirmou.

Segundo o diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia, Júlio Cesar Durante, o principal objetivo do Mutirão do MEI é oferecer em um único local, nos três dias, orientação, informação, cursos, palestras, a possibilidade de formalização como Microempreendedor Individual (MEI), regularização de suas pendências e encerramento das atividades.

O Mutirão do MEI conta com a participação e apoio da Associação Comercial Empresarial de Jundiaí (ACE), do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio) e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL). A Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), atua em conjunto para a realização do evento.

SERVIÇOS OFERECIDOS

O Sebrae fará triagem do público, formalização de MEI, alterações e baixas, Declaração de faturamento e parcelamentos e palestras com conteúdo de empreendedorismo.

O Sincomercio, por meio do Escritório Regional da Junta Comercial (Jucesp) irá esclarecer dúvidas sobre o desenquadramento e encerramento de MEI. Já a equipe da CDL Jundiaí fará atendimento de consultas às bases do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa Experian, orientações sobre Certificado Digital e recuperação de crédito (orientação de como parcelar as dívidas).

A ACE Jundiaí participará do Mutirão com a orientação sobre Certificado Digital – Certisig. O certificado é uma espécie de identidade virtual que permite a identificação do autor de uma mensagem ou transação em meios eletrônicos. Além das orientações sobre o Certificado Digital, a equipe da ACE presente no Mutirão do MEI também fará consultas de análise de crédito e negativações (SCPC Boa Vista) e apresentará outros produtos ACE para associados MEI (que incluem grupos de negócios, ACE Celular, locação de salas, linhas de crédito e treinamentos).

A DAE dará orientações gerais e a TVTEC promoverá mentorias e palestras para os MEIs. A Cijun garantirá toda a infraestrutura de internet.

Cijun vai disponibilizar wi-fi gratuito e impressora.

Para atingir os objetivos propostos pelo evento serão disponibilizados a pesquisa de uso e ocupação do solo (por parte da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente de Jundiaí – UGPUMA), o Balcão do Empreendedor (Unidade de Gestão de Governo e Finanças – UGGF), a orientação fiscal e tributária (UGGF) e a pesquisa e orientação da Vigilância Sanitária – Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPSA).

O Procon, com o Procon Móvel, vai atender os consumidores e empreendedores, com orientação sobre direitos e deveres consumeristas.

A TVTEC irá ofertar durante os dias 22, 23 e 24 três cursos com temas relevantes para quem é microempreendedor individual em Jundiaí. Os temas serão: Oratória: para vender se comunique bem; Estratégia de Marketing para Instagram e Aprenda a gravar vídeos pelo celular.

AÇÃO SOCIAL

Com entrada gratuita, o evento promoverá a ação solidária Bem Legal, em parceria com a TV TEM, que consiste na doação de um quilo de alimento não perecível, dentro do prazo de validade, ou de rações para a Campanha Focinho Solidário. As arrecadações serão revertidas para famílias em situação de vulnerabilidade e seus ‘pets’, a partir do Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss) e da Unidade de Gestão de Desenvolvimento e Assistência Social (UGADS).

COMO CHEGAR?

Confira os portões de entrada, com estacionamento gratuito:

Portão 4 (pedestres) – Marquise – Av. Jundiaí, s/n.

Portão 7 (pedestres) – Rua Rodrigo Soares de Oliveira, s/n.

Portão 13 (para veículos) – Av. D. Manoela Lacerda de Vergueiro.

O Parque da Uva fica na Avenida Jundiaí, s/n.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/11/20/em-2021-mutirao-do-mei-aumenta-de-tamanho-e-preve-mais-de-25-mil-atendimentos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original