Mutirão do MEI sana dúvidas e formaliza negócios no Parque da Uva

Publicada em 22/11/2021 às 17:27

O empreendedor Marcel dos Santos, 29 anos, acordou cedo nesta segunda-feira e duas horas antes de começar o Mutirão do MEI já estava no Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva, onde acontece até quarta-feira (24) o Mutirão, da 9h até às 17h. Seu objetivo era o de regularizar sua MEI.

“Estava com um problema em um débito da MEI que eu tinha pago, mas constava que eu ainda devia. Não estava conseguindo resolver, mas vim até aqui o Mutirão e resolvi de forma rápida e ainda sai com algumas orientações para o meu negócio. Fui o primeiro a chegar”, explica ele que vende roupas.

O serralheiro Antonino Ferreira Mello, o Toninho, foi até o local para abrir sua MEI e também para negociar com o Banco do Povo um empréstimo para seu negócio. “Agora com firma aberta e com CNPJ vou conseguir regularizar tudo e emitir nota fiscal. Ainda vou conversar com o Banco do Povo porque quero comprar mais máquinas para crescer. Vou resolver minha vida aqui hoje em um mesmo local e de forma rápida”, revelou.

Desde às 9h desta segunda-feira, primeiro dia do Mutirão do MEI, realizado pela Prefeitura em parceria com a TV TEM (afiliada local da TV Globo) e o Sebrae, centenas de empreendedores passaram pelo Parque da Uva, onde recebem todas as orientações necessárias para formalização, cursos da TVTEC, palestras e tem a possibilidade de abrir uma MEI, regularizar de suas pendências e encerrar suas atividades. A expectativa é de que mais de 2 mil pessoas sejam atendidas nos três dias do evento.

Atendimentos são realizados individualmente, das 9h às 17h, até a próxima quarta-feira (24), no Parque da Uva

Segundo o gestor de negócios do Sebrae, Tiago Antunes, a procura pelo Sebrae para empreender durante a pandemia subiu mais de 20%. “O Mutirão do MEI é uma ótima oportunidade para o munícipe sair em poucas horas com seu negócio formalizado. Ele sai daqui com todos os serviços regularizados, tudo resolvido em um único lugar. Além disso, o Sebrae disponibiliza consultores de negócios para orientar a respeito de gestão da sua MEI e seu negócio. Quem tem dúvida sobre como vender na internet ou, por exemplo, em finanças, poderá saná-las aqui”, explicou.

O gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, esteve no local pela manhã e afirmou que o Mutirão do MEI é uma forma de dar apoio aos que buscam qualificação, regularização e novos rumos profissionais, fortalecendo a economia local. “É muito importante a recuperação da economia neste momento para o sustento das famílias de Jundiaí. Uma das principais metas do plano de governo do prefeito Luiz Fernando Machado é tornar o ambiente amigável e desburocratizado para abrir novos negócios. A abertura de MEIs cresceu 59% em Jundiaí e isso mostra que a cidade respira esse empreendedorismo. O mutirão possibilita que o empreendedor busque um novo negócio e uma fonte de sustento da sua família”, explicou.

De acordo com o gestor da UGDECT, Cristiano Lopes, o caminho do empreendedorismo é de fundamental importância no atual cenário econômico. “O Poder Público tem o dever de dar suporte, orientar, dar uma base para os MEIs que estão sendo abertos ou que já estão funcionando. O Mutirão do MEI é uma ótima oportunidade para darmos suporte necessário aos empreendedores de Jundiaí para que eles tenham uma vida longa nos negócios “, afirmou

O Mutirão do MEI conta com a participação e apoio da Associação Comercial Empresarial de Jundiaí (ACE), do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio) e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL). A Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), atua em conjunto para a realização do evento.

Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi compareceu ao primeiro dia de ação

SERVIÇOS OFERECIDOS

Durante os três dias, diversos sérvios são oferecidos de forma gratuita. O Sebrae faz triagem do público, formalização de MEI, alterações e baixas, Declaração de faturamento e parcelamentos e palestras com conteúdo de empreendedorismo.

Gestor de Desenvolvimento Econômico, Cristiano Lopes, e Thiago Antunes, do Sebrae; destaque para o incentivo ao empreendedorismo em Jundiaí

O Sincomercio, por meio do Escritório Regional da Junta Comercial (Jucesp) esclarece dúvidas sobre o desenquadramento e encerramento de MEI. Já a equipe da CDL Jundiaí faz atendimento de consultas às bases do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa Experian, orientações sobre Certificado Digital e recuperação de crédito (orientação de como parcelar as dívidas).

A ACE Jundiaí orienta sobre Certificado Digital – Certisig. O certificado é uma espécie de identidade virtual que permite a identificação do autor de uma mensagem ou transação em meios eletrônicos e faz consultas de análise de crédito e negativações (SCPC Boa Vista), além de apresentar outros produtos ACE para associados MEI (que incluem grupos de negócios, ACE Celular, locação de salas, linhas de crédito e treinamentos).

A DAE dá orientações gerais e a TVTEC promove mentorias e palestras para os MEIs. A Cijun garantirá toda a infraestrutura de internet. Cijun disponibiliza wi-fi gratuito e impressora.

Para atingir os objetivos propostos pelo evento serão disponibilizados a pesquisa de uso e ocupação do solo (por parte da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente de Jundiaí – UGPUMA), o Balcão do Empreendedor (Unidade de Gestão de Governo e Finanças – UGGF), Banco do Povo (UDEGECT), a orientação fiscal e tributária (UGGF) e a pesquisa e orientação da Vigilância Sanitária – Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPSA).

O Procon, com o Procon Móvel, atende os consumidores e empreendedores, com orientação sobre direitos e deveres consumeristas.

A TVTEC oferta três cursos com temas relevantes para quem é microempreendedor individual em Jundiaí. Os temas serão: Oratória: para vender se comunique bem; Estratégia de Marketing para Instagram e Aprenda a gravar vídeos pelo celular.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/11/22/mutirao-do-mei-sana-duvidas-e-formaliza-negocios-no-parque-da-uva/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original