Queda em acidentes de trânsito chega a 12% após instalação de radares

Publicada em 22/11/2021 às 17:32

Os acidentes de trânsito sem vítimas fatais caíram 12,5% entre maio e outubro deste ano em comparação com o mesmo período de 2020. A queda coincide com o início da operação dos radares em diferentes ruas e avenidas de Jundiaí. Os dados são do sistema Infosiga, do Governo do Estado de São Paulo, e levam em conta os acidentes ocorridos em vias municipais, ou seja, dentro da cidade.

Ao todo, foram 795 acidentes em 2020 contra 696 este ano. Nos seis meses analisados, 2021 supera 2020 apenas em junho (veja no quadro abaixo). A tendência de queda nos acidentes foi observada anteriormente, na consolidação dos dados de maio a setembro, quando chegou a 7%. 

“Com esses dados que incluem o mês de outubro, é evidente a tendência de queda e a confirmação de que estamos no rumo certo, ao encontro de nosso objetivo, que é evitar acidentes e, por consequência, mortes no trânsito”, declara o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz. “Nossa proposta para um trânsito mais seguro não passa apenas pela instalação de radares, mas também por um trabalho que inclui campanhas educativas, como o Maio Amarelo, a Semana Nacional de Trânsito e a parceria com instituições e programas como o Clube do Bem-Te-Vi, que neste mês de novembro e início de dezembro está realizando palestras para aproximadamente três mil alunos de nove escolas municipais, dadas por policiais militares.” 

Comparação entre meses
Na comparação entre outubro de 2020 (168 acidentes) com outubro de 2021 (126 acidentes), a queda chega a 33%, realidade muito diferente da comparação entre os mesmos meses de 2019 e 2020, quando houve um aumento de 7% nos acidentes (de 155 para 168) e ainda não havia sido iniciada a operação dos radares no município.

Fiscalização
Os radares foram instalados em cinco fases, que começaram em maio e terminaram em setembro, totalizando 50 equipamentos (mais nove restantes estão passando por ajustes e serão colocados em funcionamento em breve). Os pontos de instalação foram escolhidos após estudos técnicos, que levaram em consideração principalmente o volume de tráfego e os locais com maior registro de acidentes. Todos os locais podem ser consultados em um mapa no site da Prefeitura de Jundiaí.

Os valores arrecadados pelo município com as multas são direcionados ao Fundo Municipal de Trânsito. Como determina a Lei Municipal 5.090, de dezembro de 1997, esses recursos são destinados para investimentos no próprio trânsito, como em campanhas e ações para intensificar a segurança.

Todos os pontos com radares em funcionamento no município estão devidamente sinalizados com placas de aviso sobre a velocidade permitida na via e a presença dos equipamentos de fiscalização.

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/11/22/queda-em-acidentes-de-transito-chega-a-12-apos-instalacao-de-radares/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original