Em adesão à campanha mundial, Jundiaí propõe programação para o enfrentamento à violência contra a mulher

Publicada em 23/11/2021 às 17:55

Aderindo novamente à campanha internacional dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, a Prefeitura de Jundiaí também propõe para este ano uma programação com participação gratuita de palestras, oficinas e atividades alusivas ao tema.

Com a adesão de cerca de 150 países, a campanha global tem por objetivo eliminar a violência baseada em gênero, refletir sobre os direitos, incentivar a união entre as mulheres e ampliar e fortalecer a discussão pelo fim da violência. Segunda a Assessora de Políticas para Mulheres, Penha Camunhas Martins, “este ano novamente, Jundiaí participa ativamente deste movimento mundial, por compreender a importância e o alcance desta iniciativa”.

Em Jundiaí, além da programação articulada pela Assessoria de Políticas Públicas para as Mulheres da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC) junto a outras Unidades de Gestão da Prefeitura, outras propostas corroboram com os objetivos da campanha, como iniciativas pela prevenção, a criação de um protocolo técnico e integrado para a garantia de direitos e proteção a violações, além da Patrulha Guardiã Maria da Penha da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), que acompanha vítimas com medidas protetivas.

Patrulha Guardiã Maria da Penha faz acompanhamento de mulheres vítimas de violência doméstica

A programação começa nesta terça-feira (23), às 10h, com a palestra on-line com a psicóloga Rita Cerioni sobre “A relação entre sofrimento psíquico e transtorno mentais”.

Na sexta-feira (26), a TVTEC traz em seu Painel nas redes sociais às 11h30 a participação da professora Iracilda Ossumi sobre “O trabalho como instrumento da proteção à violência contra as mulheres”.

No domingo (28), das 13h às 17h, em parceria com o Conselho Municipal da Comunidade Negra, a Pracinha da Cultura do Vista Alegre (CEU das Artes) recebe a roda de conversa sobre a violência contra a mulher negra, com a psicóloga Pamela Araújo, além de outras atividades.

Já na terça-feira (30), às 19h30, a Live Mulher Especial também fará parte da programação e trará como tema “Cidades Inteligentes e Sustentabilidade”, com as participações especiais das arquitetas e urbanistas Valeria de Paiva e Paula de Castro Siqueira e da especialista em gestão e tecnologia de sistemas Adriana Perroni Ballerini. O encontro on-line será transmitido pelos canais da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) no Facebook e YouTube.

Na quarta-feira (01), a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) irá propor atividades temáticas também para marcar o dia Mundial de Prevenção à AIDS.

Já na quinta-feira (02), em parceria com a Escola Superior de Educação Física (ESEF), está programada atividade sobre “A Juventude pelo fim da violência contra a mulher”. O encontro será na ESEF, das 9h às 11h, com a apresentação de Roberta Ribeiro e a gravação de falas de jovens sobre o tema para divulgação nas redes sociais.

Na segunda-feira (06), Dia Nacional de mobilização dos homens pelo fim da violência contra a mulher, será proposta no Paço Municipal atividade com o tema “Seu apoio nos dá asas”, para que os servidores venham de roupas brancas e tirem foto em painel para publicação nas redes sociais.

Na quarta-feira (08), às 9h, será realizado no auditório do Paço Municipal (avenida da Liberdade, s/n – 8º andar, ala Norte) a palestra “Violência contra a mulher com deficiência e/ou idosa: Você sabe como evitar, identificar e denunciar?”. A atividade contará com a participação especial da Patrulha Guardião Maria da Penha da GMJ e é voltada para mulheres com deficiência, idosas, profissionais de diversas áreas e conselheiros municipais. Os interessados em uma das 30 vagas devem se inscrever até o dia 06 de dezembro pelos telefones (11) 4588-5324/8494.

Segundo o Gestor da Casa Civil, Gustavo Maryssael, “temas variados serão abordados nestes 16 dias de ativismo, trazendo uma amplitude ainda maior para esta discussão que é de fundamental importância”.

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/11/23/em-adesao-a-campanha-mundial-jundiai-propoe-programacao-para-o-enfrentamento-a-violencia-contra-a-mulher/