Jundiaí comemora aniversário de 365 anos com entregas de obras e atrações culturais gratuitas

Publicada em 26/11/2021 às 20:01

No dia 14 de dezembro, Jundiaí comemora seu aniversário de 365 anos e mais uma vez a Prefeitura programou uma série de atividades, entre os dias 01 e 19, com as entregas de obras e revitalizações, além de atrações culturais gratuitas em diversos pontos da cidade e propostas vinculadas ao programa municipal Cidade das Crianças.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Devido à descoberta de documento no Arquivo Nacional Torre do Tombo (Portugal) por parte de pesquisador jundiaiense e confirmação da Prefeitura, ficou conferida a elevação de Jundiaí a vila em 14 de dezembro de 1656, e não 1655, sendo comemorado agora novamente o aniversário de 365 anos.

Jundiaí chega aos seus 365 anos festejando sua história e vislumbrando o horizonte.

Estão previstas as seguintes entregas pela Prefeitura no período: a revitalização da Galeria de Arte Urbana G9 da avenida Nove de Julho (dia 10), a Nova UBS Agapeama (dia 13), a nova Emeb Joaquim Candelário de Freitas (dia 14), a nova sede da Casa de Passagem para a população em situação de rua (dia 16), a arquibancada e vestiários da piscina do Bolão (dia 17) e a Fábrica de Infância Japy (dia 18), além da apresentação do modelo de Teleinterconsulta (dia 15).

Estão previstas também diversas apresentações culturais com entrada gratuita. Os terminais de ônibus recebem atrações pelo programa Conexão Cultural. Já a região central e a Sala Jahyr Accioly de Souza do Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão também possuem extensa programação de shows musicais e performances artísticas.

Os corpos artísticos da Unidade de Gestão de Cultura também marcam presença na programação. A Cia. Jovem de Dança apresenta aos sábados e domingos, sempre às 11h, a coreografia “Instagrimm”, na Fábrica das Infâncias Japy. Já a Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ) apresenta-se com convidados especiais nos bairros da cidade pela séria “OMJ nos Bairros” (Fazenda Grande – dia 01, Santa Gertrudes – da 03 e Colônia – dia 07). Também com convidados, a OMJ apresenta um concerto especial nos dias 11 e 12 em homenagem ao Teatro Polytheama, que também faz aniversário e chega aos 110 anos.

Também fazem parte da programação as Ruas de Brincar, que serão montadas no Centro (dias 04, 11 e 18) e no Jardim Novo Horizonte (dia 19); o lançamento do programa Pé de Ouvido (dia 05); atividades especiais para crianças no Complexo Fepasa (dias 05, 12 e 19); e as comemorações pelo Jubileu de Ouro – 50 anos da Biblioteca Municipal Nelson Foot (dia 14).

Abertura da programação fica por conta da exposição de presépios e apresentações nas janelas do Solar

Abertura
A abertura da extensa programação será já nesta quarta-feira (01), a partir das 19h, no Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, quando será inaugurada a tradicional exposição de presépios. Na sequência, nas janelas do prédio centenário apresentam-se a Banda São João Batista e o grupo Musical Vivace. Também será realizada projeção mapeada na fachada da Catedral Nossa Senhora do Desterro (atividade da Associação Comercial e Empresarial de Jundiaí).

A programação completa pode ser conferida no site Jundiaí 365 anos.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/11/26/jundiai-comemora-aniversario-de-365-anos-com-entregas-de-obras-e-atracoes-culturais-gratuitas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original