Parceria oferece capacitação profissional para entrega de cadeiras de rodas

Publicada em 27/11/2021 às 13:40

Profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais iniciaram, na manhã deste sábado (27), capacitação oferecida por parceria firmada entre a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) com foco na qualificação e treinamento para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência permanente.

Sentados em cadeiras de rodas, os técnicos vivenciarão, ao longo de uma semana de curso, o dia a dia de quem tem mobilidade reduzida de e necessita de um equipamento para se locomover e se inserir na sociedade. A parceria também contempla a entrega de 300 cadeiras de rodas para os usuários de Jundiaí.

A parceria contou com a articulação e coordenação da Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF).

A parceria com Jundiaí inicia com a capacitação de 09 profissionais, sendo terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas. O treinamento terá duração de uma semana. Na sexta-feira (3), começará a parte prática com a possibilidade de entrega das cadeiras de rodas, o que também irá ocorrer no sábado (4), data em que está previsto encerramento da formação com direito a certificados aos profissionais participantes. O projeto tem duração de 12 meses.

Início do treinamento foi realizado na manhã deste sábado (26)


Para o prefeito Luiz Fernando Machado, a parceria com a instituição agrega ao município. “A qualificação constante dos profissionais faz parte da busca permanente pela excelência no atendimento à população. A parceria com a igreja une a oferta de treinamento e disponibilização de equipamentos, numa junção sublime entre o poder público e a iniciativa privada por meio de organizações”, salienta Luiz Fernando.

“O propósito é também elevar a qualidade dos serviços de cadeiras de rodas do município. De fato, para a Igreja, este é o maior propósito do projeto, que inclui a doação de cadeiras para diminuir o gargalo existente de necessitados de cadeiras”, detalha Élder Fábio Mottola, responsável pelo projeto no Brasil.

De acordo com dados da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), as cadeiras que serão prescritas pelos técnicos capacitados no treinamento contemplarão todas as pessoas que possuem deficiência permanente e que não precisam de cadeira adaptada. Ao todo, a entrega elimina cerca de 47% da fila de espera dos equipamentos.

União de esforços
Responsável pela parceria, a Rede Jundiaí de Cooperação participou ativamente para a formalização do documento entre as instituições. “As parcerias são caminhos saudáveis para o avanço das gestões das cidades. Jundiaí tem ótimos exemplos do trabalho desenvolvido neste formato, desde o projeto ‘Acolha um Quarto, Conforte Vidas’, do HSV, até as doações para a pandemia. Agora, esta iniciativa de excelência vem a somar, beneficiando não somente as cerca de 300 pessoas que receberão as cadeiras nos próximos meses, como os que chegarão ao serviço, pois serão avaliados com base nos conhecimentos adquiridos”, comenta o gestor José Antonio Parimoschi.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/11/27/parceria-oferece-capacitacao-profissional-para-entrega-de-cadeiras-de-rodas/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original