Vacinação contra COVID-19 aplica 3,1 mil doses neste sábado, Dia V

Publicada em 27/11/2021 às 17:52

Em uma semana, Jundiaí aplicou mais de 13 mil doses de vacinas contra COVID-19. Somente neste sábado (27), 3.158 doses foram aplicadas nos polos descentralizados. Na próxima semana, além da manutenção da estratégia de vacinação em unidades escolares, os polos e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) permanecem com a oferta de todas as doses para os públicos acima de 12 anos.

Dona Deolinda de Almeida, 82 anos, mora na região da Vila Rami. Ela e a cunhada, Maria Aparecida, 72 anos, foram levadas por familiares para a receberem a dose de reforço da vacina contra a COVID-19. “A gente precisa tomar, para estar protegido. Minha filha optou pelo drive-thru aqui do Parque da Uva. Foi tudo muito fácil e rápido”, comemorou a senhora que fez um alerta para a população: “as pessoas precisam fazer a sua parte e tomar a vacina e evitar novas ondas por aí.”

Família de Dona Deolinda unida para a aplicação da dose adicional

Ricco Hinácio Pires de Paula, 15 anos, foi levado pela família para receber a segunda dose do imunizante Pfizer. “Tomei a primeira dose na Vila Maringá e agora a segunda aqui. Estou feliz”, comentou o estudante, acompanhado pelo pai, Ricardo de Paula, que foi o responsável pela organização da agenda para a aplicação. “Neste sábado completa o período para que ele recebesse a segunda dose. Ficamos muito atentos para não perder o prazo adequado”, completou.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica (VE) da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) da Prefeitura de Jundiaí, 17 mil pessoas entre os grupos de adolescentes de 12 a 17 anos e adultos com 18 anos ou mais ainda não buscaram pela segunda dose.De acordo com a enfermeira e coordenadora da VE, Maria do Carmo Possidente, a vacinação deste sábado (27) foi abaixodo esperado. “A expectativa era aplicar 5 mil doses, mas alcançamos 3,1mil. Somente com o esquema de vacinação completo é que a imunização oferecida pelas doses é atingida. Temos notícias de novas variantes em circulação em outros países que demandam ainda mais atenção às cepas que circulam atualmente no Brasil. As pessoas precisam buscar pela imunização completa para evitar riscos de ampliação na contaminação durante o final do ano e as festas”, alerta a enfermeira.

Vacinação em Jundiaí está sendo realizada sem agendamento com oferta de todas as doses para os públicos acima de 12 anos, conforme o calendário

Jundiaí conta com bons indicadores de imunização entre o público adulto (+90% com duas doses ou dose única aplicada) e avanço entre os adolescentes (+50% com as duas doses aplicadas), porém, para manter as taxas de internações por COVID-19 em baixa, é essencial que as pessoas que ainda não completaram o esquema de vacinas busquem pelo atendimento.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/11/27/vacinacao-contra-covid-19-aplica-31-mil-doses-neste-sabado-dia-v/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original