Plano de Arborização Urbana: Jundiaí possui 65 mil árvores e capacidade para mais 52 mil em seus viários

Publicada em 30/11/2021 às 17:48

Jundiaí possui 65 mil árvores e tem espaços prontos ou com possibilidade para receber mais 52,5 mil em seus viários. É o que aponta o Plano de Arborização Urbana de Jundiaí, apresentado pela Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos durante o Seminário Regional de Arborização Urbana, ocorrido na manhã desta terça-feira (30) na DAE Jundiaí e organizado pela Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (AEASP). As 65 mil árvores de Jundiaí estão em áreas de ruas e avenidas, não incluindo as de grandes áreas verdes como Serra do Japi, parques e bosques.

O Plano de Arborização Urbana foi desenvolvido por seis técnicos que atuam no Departamento de Parques, Jardins e Praças e em espaços como Unidam e Jardim Botânico. Entre eles, o diretor do Departamento de Parques, Jardins e Praças da Prefeitura de Jundiaí, Rudislei Santos, responsável pela apresentação do plano.

Rudislei apresenta Plano de Arborização Urbana durante Seminário Regional de Arborização Urbana

“O desenvolvimento de uma cidade precisa levar em conta o investimento e a ampliação do plantio de árvores, e isso tem sido um diferencial de Jundiaí”, explica o gestor de Infraestrutura e Serviços Públicos, Adilson Rosa, que representou o prefeito Luiz Fernando Machado no evento. “Com mais árvores, estamos falando de espaços urbanos com mais qualidade de vida, com um clima mais ameno e outros ganhos ambientais, sem falar de beleza.”

“Jundiaí mais uma vez sai na frente”, destaca o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez. “Hoje, o município possui ações ambientais importantes, como o PSA (Pagamento de Serviços Ambientais), que paga o produtor rural pela proteção de áreas verdes e suas nascentes. O Plano de Arborização Urbana vem para somar e ser mais um ativo importante para a proteção do meio ambiente.”

Sobre o plano
Dos 52,5 mil espaços que podem receber novas árvores, apontados pelo Plano de Arborização Urbana de Jundiaí, 22,5 mil já se encontram prontos e os demais 30 mil necessitam de algumas adaptações para o plantio. Durante o verão 2021/2022, o objetivo do Departamento de Parques, Jardins e Praças é plantar 3.940 árvores

Em sua apresentação, Rudislei destacou que foram plantadas 1,8 mil árvores de fevereiro a setembro deste ano e com recursos da própria Prefeitura. “Entendemos que o plantio deveria começar antes de o plano ficar pronto”, destaca. “Com o plano, queremos elevar a arborização urbana ao mesmo patamar de outros serviços públicos considerados essenciais.”

Na avenida Doutor Odil Campos de Sáes, na Vila Arens, funcionários da gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos plantam árvore

Do total de 65 mil árvores na cidade, o plano revelou que 40% delas possuem alguma inadequação, como idade avançada. Atualmente, técnicos da Prefeitura de Jundiaí contam com um APP que permite agilizar a confecção de laudos de vistoria em árvores, justamente para saber de suas situações.

“Ao construir um Plano de Arborização Urbana, Jundiaí mostra que está atenta às questões que promovem a qualidade de vida e que tem preocupação com o meio ambiente”, diz o presidente da AEASP, João Sereno Lammel. Além de Rudislei, o Seminário Regional de Arborização Urbana contou com outros palestrantes ao longo do dia.

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/11/30/plano-de-arborizacao-urbana-jundiai-possui-65-mil-arvores-e-capacidade-para-mais-52-mil-em-seus-viarios/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original