27 crianças de nove escolas municipais são premiadas em encerramento do programa Clube do Bem-Te-Vi

Publicada em 03/12/2021 às 18:20

Alice Yohanna, de 8 anos, e Breno Souza Santos, de 9, são alunos da Emeb Antonio Adelino Marques da Silva Brandão, do bairro Morada das Vinhas, e foram premiados no programa Clube Bem-Te-Vi, que tem o objetivo de promover a educação no trânsito por meio de palestras levadas às escolas. “Aprendi muitas coisas importantes nas aulas com os policiais”, conta a pequena Alice. “Uma delas é que os adultos e as crianças não podem andar de moto sem capacete.” O Breno também aproveitou os ensinamentos: “É importante que nosso trânsito seja cada vez mais seguro para todos.”

O Clube Bem-Te-Vi levou palestras para três mil alunos de nove escolas municipais de Jundiaí entre 17 de novembro e 2 de dezembro. É uma parceria entre as unidades de gestão de Mobilidade e Transportes e de Educação com o DETRAN/SP e com o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTRAN), da Polícia Militar.

Breno e Alice são da escola Antonio Adelino Marques da Silva Brandão e foram premiados

Cada aluno participante produziu um desenho sobre trânsito e mobilidade e foram escolhidos três vencedores de cada escola. Na manhã desta sexta-feira (3) ocorreu a cerimônia de premiação aos 27 alunos vencedores no auditório do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) Jundiaí, com a presença de famílias e autoridades. As crianças receberam o certificado do programa, uma camiseta, uma mochila e uma medalha.

“As crianças são agentes multiplicadores de boa informação, que inclusive chamam a atenção dos pais quando estes cometem alguma infração”, observa o vice-prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli. “E em Jundiaí, compreendemos e investimos nessas crianças como sementes de transformação através de programas como o Escola Inovadora e ações que dão certo, como o desemparedamento das escolas.”

O cabo João Carlos Rodrigues da Silva lembra que o Bem-Te-Vi usa questões lúdicas para falar de um assunto sério. “Durante as palestras, as crianças recebem um talãozinho de multas e, com ele, podem aplicar multas simbólicas quando se deparam com alguma irregularidade”, explica. “Nos desenhos que elas apresentaram, selecionados pelas próprias escolas, percebemos grande atenção às infrações de trânsito.”

“Um programa como esse vai ao encontro do que acreditamos ser o melhor caminho para as crianças em nossa cidade, ou seja, investimento em educação”, explica o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, também presente ao evento. “Em Jundiaí, Cidade das Crianças é um programa de governo, que já consta em nosso Plano Plurianual (PPA) 2022-2025 e tem a projeção de investimentos específicos pensados para as crianças.”

“A boa convivência no trânsito significa saber compartilhar o mesmo espaço, onde estão motoristas e pedestres, onde estão nosso bem maior: a vida”, afirma o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz. “E para evitarmos problemas, como acidentes e mortes no trânsito, não basta apenas fiscalizar; é preciso também investir em educação no trânsito, por meio de campanhas e programas como o Clube Bem-Te-Vi.”

Gestores e autoridades participaram da entrega dos certificados e prêmios às crianças no Ciesp Jundiaí

“Um programa como esse mostra que a união de forças entre diferentes instituições públicas dá certo”, opina o diretor do Detran Jundiaí, Anderson Souza.

Mãe da pequena Heloisa Almeida Santos, de 7 anos, a dona de casa Maria Lidiane Silva de Almeida ficou feliz com essa ação educativa. “Até eu já recebi uma multa dela”, brinca a mãe. “Esse programa foi muito bom e minha filha adora desenhar.” Após a premiação, a Polícia Militar promoveu um teatro de fantoches com história educativa.

Também esteve na cerimônia de premiação o vereador Adilson Roberto Pereira Júnior, o Juninho, representando a Câmara Municipal de Jundiaí.

Participam do Programa Clube do Bem-Te-Vi as seguintes escolas: EMEB Deodato Janski, EMEB Profa. Anna Rita Alves Ludke, EMEB Prof. Antonio Adelino M. da Silva Brandão, EMEB Aparecido Merino Elias, EMEB Profa. Geralda Berthola Facca, EMEB Profa. Marina de Almeida Rinaldi Carvalho, EMEB Prof. Joaquim Candelário de Freitas, EMEB Prof. Flávio Dangieri e EMEB Marcos Gasparian.

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/12/03/27-criancas-de-nove-escolas-municipais-sao-premiadas-em-encerramento-do-programa-clube-do-bem-te-vi/