Escola Inovadora: o resgate da infância e as brincadeiras na rua fascinam as crianças em meio às atividades

Publicada em 03/12/2021 às 17:21

Os pequenos são fascinados em brincar e na EMEB Judith Arruda Carreta, as turmas do G4 e G5 não são diferentes. Por meio do programa “Ruas de Brincar” e do projeto “Brincar é Natural – infâncias, natureza e o sentir (se) humano”, os pequenos foram até a rua ao lado da escola, onde estavam organizados, entre as estações de brincadeiras, os bambolês, cordas e carrinhos de rolimã, para eles vivenciarem esse momento reunidos.

Imagem ampla de uma rua com árvores com diversas crianças espalhadas de uniforme azul e branco. Encontra-se diversos bambolês rosas no chão com uma menina no ar, pulando dentro deles.
A turma dos pequenos se divertiu em diversas estações de brincadeiras pela rua

As crianças se sentem livres para brincar em todos os espaços e se divertem com os amigos, aprendendo a dividir e respeitar a vez do outro. “Com essa atividade de hoje, nós temos várias estações do brincar, uma forma da criança explorar a natureza e o entorno dela”, contou a professora do G5 A Joyce Surian, empolgada com o momento.  “A parte que eu mais gostei foi de pintar com giz de lousa com as minhas amigas”, disse Rebeca Vitória Siqueira Silva, 4 anos.

Uma aluna de uniforme azul e branco, e tiara com laço está com o bambolê rosa em volta do corpo, girando. Ao fundo há uma professora segurando a corda com uma aluna para uma criança pular e diversos bambolês espalhados pelo chão.
Érica Beatriz estava empolgada com todas as brincadeiras

As turminhas estavam contando os dias para a chegada dessa ação. Dentro da proposta do programa “Ruas de Brincar”, está o resgate da infância, a vivência das tradicionais brincadeiras e o explorar das ruas próximas à sua casa ou, nesse caso, da escola. Proporcionando um desenvolvimento cognitivo e socioafetivo e ressaltando a importância da socialização entre os colegas.

Érica Beatriz Ayala Almeida, 6 anos, estava fascinada e contou que vivenciaram uma experiência muito bonita. A ação acontece por meio do desemparedamento da Escola Inovadora, que proporciona o brincar em meio à natureza e o explorar desse espaço natural na interação com o meio, vivências importantes para serem praticadas em diversos ambientes da criança, implantando-a em seu dia a dia.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/12/03/escola-inovadora-o-resgate-da-infancia-e-as-brincadeiras-na-rua-fascinam-as-criancas-em-meio-as-atividades/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original