Urbanismo tático é apresentado a moradores do entorno da EMEB Candelário

Publicada em 06/12/2021 às 06:43

As Unidades de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, de Infraestrutura e Serviços Públicos e de Mobilidade e Transporte realizaram, no último sábado (4), reunião com moradores do entorno da EMEB Professor Joaquim Candelário de Freitas, para apresentar as sugestões de urbanismo tático para a região do equipamento público.

A EMEB será inaugurada no dia 14 de dezembro e, a partir de 2022, receberá um número maior de alunos, o que exigiu um novo planejamento para a região. No local será utilizada a ferramenta do urbanismo tático, que tem por objetivo contribuir de maneira simples para a segurança viária, por meio de pequenas intervenções reversíveis, sem a necessidade de grandes obras.

O projeto visa ampliar os espaços para a circulação de pedestres e reduzir a velocidade de veículos, o que oferece mais segurança e cria espaços de convivência para todos, com pintura de via, instalação de balizadores, vasos e bancos. “A partir da instalação do urbanismo tático é realizado um monitoramento do comportamento das pessoas. Continuamos com o diálogo com a população antes de partir para o projeto definitivo com a realização de obras”, explica a diretora de Projetos Urbanos da Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Paula Siqueira.

Reunião apresentou o urbanismo tático para a região do entorno da EMEB Candelário

O diálogo com os moradores é sempre importante, principalmente quando novas ações podem interferir diretamente no dia a dia da população. “Esse é um importante momento de conversa para alinhar as intervenções que precisam ser realizadas no entorno da EMEB. Conseguimos chegar a um consenso, principalmente no ponto relacionado às questões de estacionamento, que era a preocupação dos munícipes”, comenta Paula.

A EMEB Professor Joaquim Candelário de Freitas será a maior unidade da Escola Inovadora de Jundiaí e a primeira com prédio com dispositivos sustentáveis. São 4,7 mil metros quadrados com três pavimentos, 20 amplas salas de aula, elevador e acessibilidade, quadra coberta, praça integrada com brinquedos naturalizados e muito mais.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/12/06/urbanismo-tatico-e-apresentado-a-moradores-do-entorno-da-emeb-candelario/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original