Agricultores do Programa Horta Urbana participam de curso sobre empreendedorismo no agronegócio
Publicada em 08/12/2021 às 14:46Os permissionários que cultivarão áreas públicas a partir do programa Horta Urbana, da Prefeitura de Jundiaí, encerram, nesta quarta-feira (8), o curso ‘Empreendedorismo e gestão para o Agronegócio’, oferecido pelo Sebrae Jundiaí. O tema, indicado pelos próprios interessados, faz parte do trabalho de acompanhamento da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) para o apoio aos novos agricultores urbanos, ao longo do primeiro ano de atividade.
De acordo com a coordenadora do programa, Rita Stringari de Francesco, a intenção é oferecer recursos para que os produtores avancem na produção de verduras e legumes de qualidade. “Oferecemos todo o apoio necessário para que o permissionário da área se consolide no espaço. Além da formação que foi oferecida logo que foram selecionados, o apoio também vem com o preparo da terra, o planejamento dos canteiros e avaliação do solo. Já a formação do Sebrae apresenta ferramentas para que eles possam empreender, produzindo com qualidade, planejamento, marketing e com inovação”, detalha a coordenadora.
Célia Fernandes Michelotti, 53 anos, moradora no Fazenda Grande, é permissionária de uma área no bairro para o cultivo da Horta Urbana. Ela está participando do curso oferecido pelo Sebrae e está muito animada. “Esta é a primeira vez que estou participando de um curso de empreendedorismo e estou aprendendo muito. Não tinha conhecimento de como vender a produção. E não é só isso. O negócio também envolve a compra de insumos. Muitas vezes as pessoas não têm o conhecimento da parte burocrática. O curso oferece isso”, completa.
Além dela, outros 25 agricultores urbanos estão participando do curso, que é gratuito e foi oferecido especificamente para os dois grupos contemplados pelo programa.
Lançado em junho de 2021, o programa desenvolvido pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), visa oferecer áreas públicas sem uso para o cultivo de hortaliças, ervas aromáticas, plantas medicinais, aromáticas e frutíferas, e com isso incentivar a alimentação de boa qualidade e o trabalho da população.
O programa Horta Urbana é uma iniciativa do Departamento de Urbanismo da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, contando com o apoio das Unidades de Agronegócio, Abastecimento e Turismo; Infraestrutura e Serviços Públicos; Assistência e Desenvolvimento Social, Escola de Governo; Governo e Finanças.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Baixe as fotos desta notícia na resolução original