Alunos apresentam projeto para a reforma da Emeb Pedro Clarismundo Fornari, no Rio Acima
Publicada em 08/12/2021 às 18:15Oito alunos da Emeb Pedro Clarismundo Fornari apresentaram na manhã desta quarta-feira (08) um projeto para a reforma da unidade escolar, localizada no Rio Acima e que possui cerca de 240 alunos, em período integral. O encontro foi realizado na Sala de Situação do Paço Municipal e trouxe como proposta o mesmo modelo de participação dos alunos aplicado para a reforma da Emeb Joaquim Candelário de Freitas, que será oficialmente entregue pela Prefeitura na próxima terça-feira (14), em comemoração ao aniversário de 365 anos da cidade.
Contextualizando a realidade do bairro e uma evidente preocupação com a sustentabilidade e otimização de recursos, os alunos apresentaram um projeto para a reforma nos formatos de vídeo e documento impresso, resultado de entrevistas com os demais colegas, funcionários, pais e responsáveis, e moradores do bairro. O pequeno “comitê” apresentou também uma maquete do projeto desejado, feito em partes no Fab Lab, laboratório de fazer criativo localizado no Complexo Argos.
“Vocês deram o primeiro passo e agora as equipes da Prefeitura farão tudo o que for necessário para que o projeto saia do papel. Assim como a reforma já prevista da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro de vocês, que as famílias de vocês usam, todas as obras que executamos são muito bem planejadas e consideram a otimização do uso de recursos. Uma alternativa para facilitar, por exemplo, a manutenção seria integrar esta obra com a Emeb Professora Ângela Rinaldi Bagne, a creche que fica ao lado, por exemplo”, compartilhou o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, ressaltou a importância do que as crianças já desenvolveram para o andamento do projeto. “Jundiaí é a Cidade das Crianças pois aqui elas são ouvidas e participam da construção conjunta da cidade. É importante que vocês conheçam todas as etapas que envolvem uma obra deste porte e compartilhem na escola e com os demais moradores do bairro tudo o que aprenderam “, declarou a gestora, convidando as crianças a visitar Emeb Candelário.
A conclusão da apresentação contou comum agradecimento especial, da pequena Vitória Oliveira, de nove anos, aluna do 2º ano. “Agradecemos a oportunidade de participar deste projeto, que é pensado não só para nós, como também para nosso filhos e netos, enfim, para toda a comunidade do Rio Acima”.
Também participaram do encontro o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, que convidou as crianças para que se inscrevam no sorteio do Comitê das Crianças no ano que vem e que conheçam também a Fábrica das Infâncias Japy; e o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio de Queiroz, que tratou da importância de se refazer o calçamento frontal da escola e das intervenções viárias necessárias.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
19/11/2024
Programação do Dia da Consciência Negra segue ao longo da semana do Centro das Artes
-
19/11/2024
Jundiaí participa de encontro sobre avanços e perspectivas com integrantes da Rede Urban95
-
19/11/2024
Cultura avança em projeto de digitalização de documentos de Jundiaí no acervo da Unicamp
-
18/11/2024
3ª edição do Festival de Música chega ao fim com premiações e menções honrosas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original