Rede Pop Rua: abordagem social para inclusão na rede de atendimento contará com expansão no ano que vem
Publicada em 09/12/2021 às 18:33Uma das estratégias para a inclusão da população em situação de rua nos serviços que compõem a rede socioassistencial Pop Rua é o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS).
Por meio da abordagem técnica de equipes que circulam pelas ruas da cidade, em locais onde há maior concentração de pessoas nessa situação, este serviço tipificado visa referenciar os atendidos, trabalhar na criação de seus vínculos com a equipe e fazer os encaminhamentos dos abordados para os serviços socioassistenciais e de saúde, conforme a demanda identificada.
“A situação de rua é um processo composto por diversas causas e, por isso, o processo de saída delas depende da inclusão do usuário nos serviços e de seu referenciamento junto à equipe técnica e intersetorializada. É esta a motivação da campanha ‘Menos Esmola Mais Dignidade’, que tem por objetivo incentivar, para além da oferta de esmola, a inclusão das pessoas nos serviços para que a rede trabalhe em seu plano individualizado de retomada de protagonismo”, explica a assessora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) Renata Mangieri.
O SEAS é atualmente um serviço de execução indireta da Prefeitura, por meio do Serviço de Obras Sociais (SOS), a mesma Organização da Sociedade Civil com a qual é estabelecida parceria para a execução do serviço de Casa de Passagem.
Como explica a coordenadora do SEAS, a assistente social Edinéia Carneiro, o serviço deverá passar por expansão no ano que vem. “Além das abordagens de rotina, o serviço também pode ser acionado, das 7h30 às 22h, pelo telefone (11) 98531-0146, sempre que alguém em situação de rua for identificado. Depois das 22h, a orientação é que seja acionada a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), por meio do telefone 153. No entanto, a partir de janeiro, o SEAS será expandido e passará a funcionar 24 horas por dia, em central que está sendo montada, inspirada no modelo da central de monitoramento da GMJ”.
Todos os abordados pelo SEAS que aceitam a inclusão na Rede Pop Rua são direcionados ao Centro Pop, porta de entrada dos serviços e que faz os encaminhamentos dos usuários aos serviços adequados ou para o recâmbio ao Município de origem. As equipes do Centro Pop também atuam na busca ativa junto com o SEAS, principalmente durante a Operação Noites Frias, quando há incremento de veículos e funcionários à disposição.
“Durante a Operação, o objetivo das equipes do SEAS e do Centro Pop vão além da abordagem e trabalham sobre o viés de garantia de vida e atendimento emergencial de demandas. Nesse período, os acolhidos são destinados também para os outros equipamentos da rede, como a casa de passagem, os abrigos e a república”, explica Edinéia.
Com novo formato desde 2018, a Operação Noites Frias é acionada todas as noites cuja previsão de temperatura é inferior a 13° C, independente do período do ano. Em 2021, a Operação foi acionada em 53 noites, entre 12 de maio e 13 de agosto. Nesse período, foram feitos quase quatro mil acolhimentos (pernoites), de 668 pessoas diferentes. Também foram distribuídos mais insumos para a proteção do frio: quase três mil cobertores, 588 pares de meias, 315 gorros e 1,6 mil máscaras de tecido.
Outra atuação conjunta com o SEAS é com as equipes do Consultório na Rua, ligado à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), voltado, principalmente, para o atendimento a pessoas, em situação de rua ou não, e que fazem uso de álcool e outras drogas.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
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