Programação cultural traz atrações do Jundiaí 365 anos, Festival de Teatro e Exposições

Publicada em 10/12/2021 às 12:49

O fim de semana tem reservado uma série de atividades culturais gratuitas, com programação preparada pela Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Cultura (UGC). Entre esta sexta (10) e o domingo (12), as opções vão desde as atrações do aniversário de 365 anos de Jundiaí, até a última apresentação do 5º Festival de Teatro de Jundiaí (FESTEJU), as performances musicais e artísticas no Centro e as exposições no Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão e na Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes.

FESTEJU
A programação cultural do fim de semana começa com a apresentação da peça “Shakespeare Enigmático” nesta sexta (10), às 19h30, pelo 5º FESTEJU. Parte da Cena Profissional, o espetáculo do Núcleo Teatral Arcádia revisita a história de um dos dramaturgos ingleses mais importantes da Literatura e será apresentado no Complexo Fepasa, que fica na avenida União dos Ferroviários, 1760. A entrada é gratuita.

Jundiaí 365 anos
Pela programação do aniversário, nesta sexta (10), com as intervenções artísticas do Conexão Cultural, que, a partir das 18h30, levam interação para os terminais Hortolândia e Cecap.

Para o fim de semana, serão montadas as Ruas de Brincar, espaços destinados para intervenções artísticas, culturais e de brincadeiras para a criançada. No sábado (11), das 9h às 12h, a montagem será na Praça Governador Pedro de Toledo (Praça da Matriz). Já no domingo (12), no mesmo horário ela será montada no Complexo Fepasa.

No palco itinerante que percorre o Centro, nesta sexta (10), às 19h tem “Quitanda de Histórias”, com Marcelo Raulino, e às 20h tem Forró di Fole. E no sábado (11) a atração programada será às 11h30, com “O Pai e Eu”, com Luís Carreiro e Geovanne.  

As vozes do Coral Municipal também farão parte da programação

Os corpos artísticos vinculados à Unidade de Gestão de Cultura também fazem parte das comemorações do aniversário.

O Coral Infantojuvenil Cidade das Crianças, sob a regência de Jéssica Vieira, e o Coral Municipal de Jundiaí (adulto), sob a regência de Vasti Atique, apresentam-se no Complexo Fepasa neste domingo (12), às 11h, junto com as demais atrações voltadas para a criançada.

Já a Cia. Jovem de Dança apresenta, tanto no sábado (11) quanto no domingo (12), às 11h, o espetáculo “Instagrimm”, com concepção e direção de Alex Soares. As apresentações serão realizadas na Fábrica das Infâncias Japy (antiga Tecelagem Japy), que fica na rua Lacerda Franco, 175, vila Arens. A entrada é gratuita e para cada apresentação o público máximo é de 40 pessoas, por ordem de chegada.

E a Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ) apresenta no sábado (11), às 20h, e no domingo (12), 19h, um concerto especial em comemoração do aniversário de Jundiaí e pelos 110 anos do Teatro Polytheama. O concerto no teatro contará com a participação especial de convidados e terá também transmissão ao vivo pelos canais da Cultura no Facebook e YouTube. Quem preferir assistir ao espetáculo no teatro pode retirar os ingressos gratuitos pela plataforma Sympla ou na bilheteria do teatro.

Ensaios da OMJ com os convidados para o espetáculo estão a todo vapor

Pinacoteca
Na Pinacoteca, as exposições inéditas “Chico Bento – 60 Primaveras” e “Jundiaí Terra da HQ” chegam à reta final para visitações e podem ser conferidas até o próximo domingo (19). O espaço fica na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro, e fica aberto de terça a domingo, das 10h às 17h, também com as exposições de parte de seu acervo permanente.

Exposições ficam na Pinacoteca até o domingo (19)

Solar do Barão
No Museu Histórico e Cultural segue aberta ao público a exposição de presépios. Com mais de 400 instalações, a mostra traz presépios de diversas formas, matérias, tamanhos e propostas, com as contribuições de artistas e munícipes.

Pela programação de aniversário, a Sala Jahyr Accioly de Souza receberá as seguintes atrações musicais: nesta sexta-feira (10), às 19h30, tem Sertanejo Premium, com Marcelo Gut; no sábado (11), às 11h, tem “O Country é demais!”, com a Banda Blue Jean, e às 14h, Banda Contra Mão.

Também pela programação do aniversário da cidade e de Natal, quem visitar os jardins do Solar do Barão à noite poderá conferir o “Caminho de Luzes”, atração com 14 mil lâmpadas de LED, está localizada perto do acesso pela rua Rangel Pestana, que ficará aberto durante o período e que recentemente ganhou as intervenções artísticas da campanha Pé de Infância.

Até o dia 23 de dezembro, o Museu funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 17h. Após o dia 23, o Museu abre todos os dias, das 10h às 17h, com exceção dos dias 24, 25, 26 e 31 de dezembro, e 01 e 02 de janeiro, quando permanece fechado.

Exposição de presépios segue no Solar até o dia 06 de janeiro

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/12/10/programacao-cultural-traz-atracoes-do-jundiai-365-anos-festival-de-teatro-e-exposicoes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original