A língua e a cultura italiana em meio às aulas interdisciplinares das Escolas Inovadoras
Publicada em 11/12/2021 às 10:00Os alunos da EMEB Adelino Brandão ficam em êxtase com as aulas de italiano. Dentre as atividades interdisciplinares propostas, a turma do 5° ano A, com orientação da professora Lúcia Zaparolli, montou um mural com as regiões italianas, realizou a leitura de um livro e vivenciou a brincadeira do lobo. Assim acontecem as aulas em diversas escolas da rede municipal de Jundiaí, realizadas por meio da parceria com o Consulado Italiano.
Como primeira atividade da aula, em formato de música os alunos se apresentaram com seu nome completo, em italiano. Na sequência, a professora produziu um quadro com os alunos das regiões da Itália, onde os estudantes aprendem a geografia em sala de aula. Em seguida, eles participaram, no espaço de leitura da escola, de uma atividade onde a professora Lúcia contou a história “Uma vovó italiana”. Para finalizar a aula, na quadra aberta da escola, eles participaram de uma brincadeira italiana “lupo delle ore”, que em tradução livre, significa “a hora do lobo”.
“Ter aula de italiano é muito legal, acho incrível aprender outras línguas”, contou empolgada a aluna Gabrieli Montelato, 10 anos. A professora Lúcia realiza esse trabalho interdisciplinar com os alunos inserindo as aulas de italiano, que são envolvidas por atividades criativas e diferenciadas em sala de aula e nas áreas externas da escola, que deixam muita empolgação e interesse em aprender para as crianças.
“É tão importante para os alunos aprenderem mais sobre essa cultura que está tão presente em Jundiaí. Os alunos ficam contando os dias para as aulas de italiano”, contou a professora Lúcia. São momentos de grande importância, que visam proporcionar aprendizagem de uma nova língua, cultura e regiões na preparação dos pequenos, que estarão no mercado de trabalho no futuro.
O programa
No dia 08 de novembro foi concluída a renovação do convênio para as aulas de língua italiana na rede municipal de ensino, como parte das ações do programa Escola Inovadora.
“A Itália é um país que tem relação histórica com a nossa cidade e juntamos com a importância da inserção do terceiro idioma. Uma potência para os estudantes, que estarão preparados para o mercado de trabalho no futuro. Entendemos como um grande investimento para a educação, que é uma das nossas prioridades”, lembrou o prefeito Luiz Fernando Machado.
A iniciativa em parceria com o Consulado Italiano de São Paulo envolve a capacitação dos professores, realizada no Complexo Argos, toda segunda e quinta-feira, que atuam em 16 escolas, onde o idioma é ensinado para um grupo do Ensino Fundamental (a partir dos 6 anos). Encontra-se aproximadamente 39 professores que realizam esse trabalho interdisciplinar em sala de aula.
Vastí Ferrari Marques, gestora de Educação, avaliou a importância cultural e contou que são atendidas aproximadamente mil crianças. “O programa de língua italiana tem como objetivo apresentar a cultura e a língua para as crianças da rede municipal. Ação relevante para a formação e experiência dos alunos, com foco nas aprendizagens do presente, para contribuir na organização da vida adulta das nossas crianças. Os estudantes compartilham novas aprendizagens entre si, o que é essencial”, comentou Vastí.
“Essa proposta tem nos proporcionado resultados positivos, percebemos o interesse das crianças e o comprometimento dos professores ao aprender para ensinar. Nossa intenção é ampliar, ficamos felizes com a renovação da parceria com o Consulado Italiano”, finalizou a coordenadora do Núcleo de Educação e Língua Estrangeira, Adnan Fachini.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
17/01/2025
Prefeito se reúne com representantes da Coca-Cola FEMSA Brasil para fortalecer parcerias e discutir novos projetos
-
16/01/2025
Educação de Jovens e Adultos (EJA) está com matrículas abertas para os Ensinos Fundamental e Médio
-
03/01/2025
Governo inicia visitas às Unidades de Gestão para diálogo com os servidores
-
31/12/2024
Jundiaí tem mais de 60 crianças estrangeiras na rede municipal de ensino
Baixe as fotos desta notícia na resolução original