Jundiaí 365 anos: Museu e seus jardins tornam ainda mais agradáveis o passeio das famílias no Centro

Publicada em 13/12/2021 às 17:57

Neste período que se aproxima do Natal, o Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão e seus jardins são uma parada obrigatória para as centenas de famílias que diariamente vão ao Centro de Jundiaí.

Para agradar ainda mais a experiência do visitante, o espaço, vinculado à Unidade de Gestão de Cultura (UGC), traz neste período a tradicional exposição de presépios e diversas novidades em seus jardins, como um “Caminho de Luzes”, montados para comemorar os 365 anos de Jundiaí.

“Quem visita o Solar e os seus jardins têm a certeza de encontrar um equipamento cultural onde a manutenção, preservação e limpeza são levados a sério. Nós sabemos que esta, que deveria ser a regra no que diz respeito à conservação patrimonial, é infelizmente uma exceção no País. Por isso esta resposta do público, que frequenta e compartilha fotos e postagens nas redes sociais, é uma grata retribuição à dedicação dos nossos colaboradores”, comemora o diretor do Departamento de Museus, Paulo Vicentini.

Exposição traz cerca de 400 presépios, nos mais diversos tamanhos, formatos e propostas

Com cerca de 400 instalações que narram a cena da natividade do menino Jesus na manjedoura de Belém, a exposição de presépio conta com a contribuição de artistas e munícipes, que generosamente compartilham seus trabalhos e acervos para exposição no período.

Ainda no museu, como parte da programação do Jundiaí 365, a Cultura preparou uma série de apresentações com entrada gratuita na Sala Jahyr Accioly de Souza. Na programação estão performances musicais e, de terça (14) a sexta (17), às 19h, a Cia. Jovem de Dança apresenta coreografias ao som de piano.

Já nos jardins, além das instalações voltadas para as crianças pelos programas Cidade das Crianças e Pé de Infância, como uma casa na árvore, totens com as histórias da campanha “Pé de Ouvido” e pinturas de chão, a novidade para quem gosta de eternizar a visita em fotos é o “Caminho de Luzes”. A atração possui 14 mil lâmpadas de LED e fica perto do acesso pela rua Rangel Pestana, que permanece aberto durante o período.

Flávia Merighi é uma das visitantes frequentes do museu. “Sempre visito o Solar com as crianças. Este ano, além da expectativa pela exposição dos presépios, estávamos curiosos para conferir o túnel iluminado, uma grata surpresa para toda a família”, declarou a comerciante do Centro, acompanhada do marido André Gaviglia e dos filhos Catarina, de oito anos, e Francisco, de quatro, que sabem na ponta da língua quais as suas partes favoritas dos jardins: a casa na árvore e a pintura que simula o Rio Jundiaí, respectivamente.

O passeio da Flávia pelo “Caminho de Luzes” ficará eternizado no “selfie” de família

Outra família que sempre emenda a visita aos jardins quando vão ao museu são a família Passarin. “É uma tradição de família vir ao museu e descer para conferir os jardins nesta época do ano. E vem a família toda. Nós que moramos em Louveira e os parentes que moram aqui em Jundiaí”, explica Kátia Passarin.

Além do famoso Papai Noel das Lojas Magalhães, antigo comércio da região, quem visitar os jardins poderão conferir também uma homenagem do Museu em memória dos Papais Noéis da cidade já falecidos: Luiz Ordine, Francisco Menezes Silva, Washington Borges (Borjão), José Cruz e Antonio Santinatto (Toninho).

Até o dia 23 de dezembro, o Museu funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 17h. Após o dia 23, o Museu abre todos os dias, das 10h às 17h, com exceção dos dias 24, 25, 26 e 31 de dezembro, e 01 e 02 de janeiro, quando permanece fechado. A exposição de presépios segue aberta para visitação até o dia 06 de janeiro.

O famoso Papai Noel das Lojas Magalhães ganhou um canto especial nos jardins

A programação completa do aniversário da cidade pode ser conferida no site Jundiaí 365 anos.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/12/13/jundiai-365-anos-museu-e-seus-jardins-tornam-ainda-mais-agradaveis-o-passeio-das-familias-no-centro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original