Jundiaí 365 anos: Prefeitura inicia a revitalização da Galeria de Arte Pública G9

Publicada em 13/12/2021 às 17:49

A Prefeitura deu início no último fim de semana à revitalização da Galeria de Arte Pública G9. Localizada na avenida Nove de Julho, na altura do Jardim Brasil, o espaço conta com 25 murais, em dois planos – um na altura da calçada e outro acima -, que, desde essa sexta-feira (10) recebem as intervenções de artistas convidados e selecionados via edital.

A revitalização do espaço faz parte da programação em comemoração pelos 365 anos de Jundiaí. “Com mais esta entrega de um espaço revitalizado à cidade e aos cidadãos, nossa proposta é fomentar a arte dos diversos trabalhadores de Cultura, nas mais diferentes linguagens e estilos, de artistas de vários bairros da cidade”, explica o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

Dois dos murais recebem os trabalhos do casal Santiago Panichelli e Jamaira Pacheco, que assinaram conjuntamente como “Drom”. “A proposta dos murais é narrar três momentos de uma mesma mulher. No primeiro, de maior passividade, ela, sentada, costura um tecido. Em seguida, já em pé, carrega o tecido costurado e, por fim, aparece despida. A proposta é representar a força que as pessoas têm de tecer a própria vida”, explica a artista.

CONFIRA AS FOTOS

Com paletas em mãos, o casal Santiago e Jamaira ficaram responsáveis por dois dos painéis da nova galeria

E acrescenta: “Através desta iniciativa, a Prefeitura torna mais visível e conhecida esta linguagem de arte urbana, mais acessível por estar à vista de todos. Apoios como este nos auxiliam, pois nos dão créditos enquanto artistas e afastam as interpretações de quem confunde o grafite como vandalismo”, comemora.

Além da revitalização do espaço, a Cultura irá também realizar oficinas on-line gratuitas monitoradas por artistas que trabalham com a linguagem da Arte Urbana na cidade. As inscrições para os jovens e adultos interessados em participar serão divulgadas em breve.

As demais atividades propostas em comemoração do aniversário de Jundiaí podem ser consultadas no site Jundiaí 365 anos.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/12/13/jundiai-365-anos-prefeitura-inicia-a-revitalizacao-da-galeria-de-arte-publica-g9/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original