“Entre a Casa e a Escola” é finalista no Prêmio Cidade Caminhável na categoria cidades médias

Publicada em 14/12/2021 às 08:30

Implementado em Jundiaí em 2017, na região do Jardim Tarumã e São Camilo, o projeto “Entre a Casa e a Escola” foi reconhecido nacionalmente como iniciativa direcionada a melhorar a qualidade da cidade, propiciando o ambiente caminhável para a população pelo “Prêmio Cidade Caminhável – 2021”, realizado pela Sampapé! e com apoio do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) Brasil e Walk 21. A terceira colocação na seleção foi conquistada com indicações importantes nos quesitos “caminhabilidade”, “impacto”, “participação social”, “colaboração” e “inovação”.

O projeto, inscrito pelo Departamento de Urbanismo da Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, faz parte do Programa de Qualificação Urbanística no Entorno das Escolas, inserido como diretriz de planejamento no Plano Diretor (Lei n° 9.321, de 11 de novembro de 2019).

A iniciativa foi a terceira finalista do Prêmio Cidade Caminhável 2021, na categoria de cidades médias. A primeira colocação na categoria foi para Caruaru, com o Via Parque Caruaru, e a segunda colocação foi para Niterói (RJ) – Nova Marquês do Paraná, Regate do Espaço Público.

Projeto de Jundiaí é finalista em prêmio nacional pelo incentivo ao caminhar


“Se uma cidade é boa para as crianças, é boa para todos. Com esse pensamento é que Jundiaí se dedica à criação de políticas públicas para os pequenos, que impactam em todas as idades. O projeto “Entre a Casa e a Escola” é um belo exemplo de resultados positivos conquistados a partir de escutas com as crianças e de desenvolvimento de ações para a melhoria da qualidade ambiental, urbanística e de vida da população”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

“Ao criar rotas mais seguras e agradáveis, com calçadas melhores e mais árvores para sombreamento, incentivamos que mais crianças passem a ir a pé para a escola, contribuindo tanto para sua saúde, como para o uso de espaços públicos no meio do caminho – como praças e parquinhos – e para o estímulo ao comércio local, para atender a demanda dos pedestres”, comenta a diretora de Urbanismo da UGPUMA, Sylvia Angelini, que lembra que a base do projeto Entre a Casa e a Escola é o processo de escuta às crianças, identificando as necessidades observadas por elas para tornar o espaço atrativo.

De acordo com o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello, os avanços conquistados na cidade são resultado de trabalho contínuo. “O Plano Diretor é fruto de um processo de planejamento urbano iniciado em 1969, com a aprovação do 1° Plano Físico Territorial de Jundiaí, e a partir de então vem sendo aprimorado periodicamente para atender a necessidade e o desejo dos moradores por uma cidade melhor, em que se reconheçam, se relacionem e vivam em harmonia. A melhoria do traçado para que as crianças percorram a cidade, com interligação com os sistemas de transporte qualificam o ambiente e incentivam desde a saúde até a economia”, destaca.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/12/14/entre-a-casa-e-a-escola-e-finalista-no-premio-cidade-caminhavel-na-categoria-cidades-medias/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original