Jundiaí 365 anos: Prefeitura entrega a nova Casa de Passagem para a população em situação de rua

Publicada em 16/12/2021 às 17:19

A Prefeitura fez na manhã desta quinta-feira (16) a entrega da nova sede da Casa de Passagem, serviço voltado ao acolhimento de modo emergencial de pessoas em situação de rua, com permanência periódica e atendimento em rede. Com investimento de cerca de R$ 2,1 milhões em investimentos, a nova instalação, na rua Aristeu Dagnoni, na vila Argos, substitui o endereço antigo, na rua Prudente de Moraes. A inauguração integra a programação em comemoração pelo aniversário de 365 anos da cidade.

No Município, o serviço é vinculado à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e prestado pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Serviço de Obras Sociais (SOS), por meio de termo para acolhimento de até 32 pessoas.

Para o prefeito Luiz Fernando Machado, entrega do novo espaço resume os sensos de respeito e dignidade

No prédio principal das novas instalações estão instalados cozinha, refeitório, espaço de convivência e atendimento técnico, sala para oficinas e terapias, além de lavanderia. Também foram instalados módulos habitáveis, onde funcionarão quatro dormitórios masculinos, um feminino, dois famílias, além de banheiros adaptados para pessoas com deficiência. No local há também uma guarita da Guarda Municipal (GMJ) e um canil, para os animais de estimação dos acolhidos.

“Respeito e dignidade são as palavras que resumem esta entrega, pois esta obra traz a preocupação de uma Jundiaí que se desenvolve sem deixar de se preocupar e trabalhar pelos mais pobres e mais vulneráveis. Para além desta estrutura física, é para as demandas sociais e emocionais, tão presentes em nosso tempo, que voltamos os nossos olhares, planejamentos e execuções dentro da Prefeitura”, declarou o prefeito Luiz Fernando Machado, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Vanessa Machado, e de gestores da Prefeitura.

A gestora da UGADS Maria Brant, agradeceu os envolvidos e compartilhou a felicidade da entrega. “Inauguramos com muito carinho este novo espaço, com a satisfação de ter alcançado os resultados esperados. Isso é resultado de trabalharmos em rede, e numa rede que funciona. Não existe dignidade quando uma pessoa passa a noite debaixo da ponte, da mesma forma como não existe dignidade em Casa de Passagem debaixo da ponte”.

Nos módulos habitáveis foram instalados os dormitórios masculinos, femininos e para famílias

Para o gestor da SOS, Nilson Begiato, inauguração também é motivo de alegria. “A transferência da Casa de Passagem é um compromisso assumido pela Prefeitura que foi cumprido nesta data, num reflexo da preocupação do prefeito e de sua equipe com a dignidade dos mais pobres.

Também participaram da inauguração o vice-prefeito, Gustavo Martinelli; gestores da Prefeitura; o presidente da Câmara Municipal, Faouaz Taha; e vereadores. Houve ainda a participação especial do grupo da oficina de musicalização “Som das Ruas”, realizado em parceria do Centro Pop da UGADS com o SOS

Representando o bispo diocesano, dom Vicente Costa, o padre Leandro Megeto proferiu uma bênção aos presentes e às novas instalações, reforçando o papel da Casa de Passagem no acolhimento a Cristo na figura do pobre e desalentado.

Novo espaço fica na rua Aristeu Dagnoni, na vila Argos, esquina com a avenida União dos Ferroviários

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/12/16/jundiai-365-anos-prefeitura-entrega-a-nova-casa-de-passagem-para-a-populacao-em-situacao-de-rua/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original