Tecelagem Japy se transforma na Fábrica das Infâncias para as crianças de Jundiaí

Publicada em 18/12/2021 às 17:53

Assim como acontece todos os anos desde sua criação, em 2018, o Comitê das Crianças de Jundiaí entregou documento com as propostas para a melhoria da cidade aos olhos das crianças ao prefeito Luiz Fernando Machado, na tarde deste sábado (18). A entrega, no entanto, foi especial, pois faz parte das comemorações de 365 anos de Jundiaí e contou com a apresentação oficial da sede do grupo: a Fábrica das Infâncias Japy, que resgata a história da antiga Tecelagem Japy e a oferece, de maneira criativa e não convencional ao desenvolvimento da infância e de políticas públicas para as crianças na cidade.

Para o prefeito Luiz Fernando Machado, o espaço tem vários objetivos. “Além de ser a sede do Comitê das Crianças, é mais um espaço para a oferta de atividades culturais gratuitas para as crianças e suas famílias. Jundiaí é a Cidade das Crianças e busca, com políticas públicas, proporcionar o desenvolvimento saudável que impacta não somente os pequenos, mas também em toda a sociedade. Nada melhor que entregar a elas, no aniversário da cidade, um espaço moldado a partir de suas sugestões e, também, receber, mais uma vez, suas indicações para a aplicação em toda a cidade. Assim que se constrói gerações ativas e uma cidade cada vez melhor”, detalha.

De acordo com o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, articulador do Comitê das Crianças, o documento entregue ao prefeito é resultado do trabalho realizado em encontros virtuais e presenciais, realizados ao longo do ano. “As crianças olham a cidade por ângulos diferentes e apresentam sugestões para melhorias de pontos que impactam no dia a dia de todos. Elas estão interessadas em assuntos como segurança, acessibilidade, limpeza urbana e mobilidade”, explica.

Para Gabriel Silva, 11 anos, integrante do Comitê das Crianças, o trabalho para o desenvolvimento do documento foi interessante e, pois além das conversas com o grupo, debateu os temas com colegas de escola e do bairro. “As sugestões que foram feitas pelo Comitê nos anos anteriores foram realizadas pela Prefeitura. É muito bom poder ajudar a cidade onde vivemos a ser cada vez mais interessante e boa para todos”, comenta.

Fábrica das Infâncias Japy é mais um espaço para o desenvolvimento das crianças e de políticas públicas direcionadas para os pequenos

No documento entregue ao prefeito pelo Comitê das Crianças deste ano constam as seguintes solicitações e sugestões, por temas:

  • Segurança: investimento em iluminação e vigilância;
  • Acessibilidade: adaptar calçadas, construir rampas e vias rebaixadas;
  • Limpeza urbana: instalação de lixeiras divertidas, que incentivem as pessoas a jogar adequadamente o lixo;
  • Mobilidade: construção de ciclovias seguras em diversos pontos da cidade;
  • Criação do Dia do Comitê das Crianças, na primeira segunda-feira do mês de Outubro: dia sem aula, para que as crianças da cidade, a convite do Comitê, brinquem e compartilhem suas opiniões sobre a cidade.

O prefeito Luiz Fernando destacou as indicações das crianças entre as ações já previstas na gestão e que serão implantadas ao longo dos meses. “As indicações das crianças estão contempladas entre os investimentos previstos, como os R$ 50 milhões em segurança, melhoria das calçadas, ciclovias que estão sendo projetadas para cidade. Elas observam a cidade e indicam ações que farão uma cidade boa para as crianças e boa para todos”, resume.

Participaram da entrega os gestores de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi e de Desenvolvimento e Assistência Social (UGADS), Maria Brant.

Apresentações encantaram os participantes

Prédio

Localizada na rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens, a Fábrica das Infâncias Japy, é um novo espaço, vinculado à Unidade de Gestão de Cultura, voltado para a experimentação artística, cultural, formativa, criativa e reflexiva sobre as brincadeiras e as Infâncias. A concepção contou com a contribuição de diversos parceiros e está alinhada com as propostas do programa municipal Cidade das Crianças, da Rede Urban95, do professor Francesco Tonucci, da Fundação Bernard Van Leer e do Instituto Alana.

O espaço é resultado de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) e seu restauro ficou por conta de empreendedor. Além de 1,2 mil metros quadrados de área construída, a Fábrica das Infâncias Japy conta também com outros 2,4 mil metros quadrados de área verde, onde será instalado um parque naturalizado, concebido a partir de consultoria especializada e de escuta especializada das crianças da cidade.

As crianças do Comitê contribuíram para a concepção de Parque Naturalizado, em área verde que compõe o espaço. Já os alunos de escolas entorno –  Emebs José Romeiro Pereira (o Geva), Maria de Toledo Pontes e Ramiro Araújo Filho – fizeram o percurso a pé da escola até o local e relataram suas opiniões sobre mobilidade. Na região da Japy deverá ser implementada a primeira Zona da Infância na cidade, projeto de intervenção urbana que compreende vias com redução de velocidade, calçadas mais largas e zonas calmas para pedestres. A escuta das crianças sobre o Parque Naturalizado e sobre a Zona da Infância será relatada em duas mostras, que ficarão expostas no local.

Desde a adesão de Jundiaí à Rede Latino-americana – Cidade das Crianças, em 2018, e a instituição do primeiro Comitê das Crianças, em 2019, havia também o desejo para que o grupo contasse com uma sede, que será estabelecida no local. As instalações da Japy são ainda protegidas pelo Município. O prédio da antiga fábrica integra o Inventário de Proteção do Patrimônio Artístico e Cultural (IPPAC) e a chaminé, em espaço adjacente, conta também com tombamento junto ao Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac).

Espaço estará em funcionamento de terça a sexta-feira, das 9h às 17h nas próximas duas semanas; em janeiro a programação será divulgada

Programação cultural

O espaço já vem sendo utilizado para atividades culturais. Como parte da programação do aniversário da cidade, ao longo do mês de dezembro, a Cia. Jovem de Dança apresentou a versão adaptada ao local da sua coreografia “Instagrimm”. Neste sábado, foram realizadas as apresentações do Coral Infantojuvenil Cidade das Crianças: canções de repertório e canções natalinas (15h), Poin (Pequena Orquestra Interativa), contação de “Histórias no Kamishibai”, com Duda Ohoe e Baby Fusion: Dança com Bebês, com Paula Agnello, para mães e seus bebês. Neste domingo, às 11h, acontece nova apresentação do espetáculo Instagrimm com a Cia. Jovem de Dança. A entrada é gratuita.

Mais imagens da atividade podem ser conferidas no Flickr da Prefeitura de Jundiaí.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/12/18/tecelagem-japy-se-transforma-na-fabrica-das-infancias-para-as-criancas-de-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original