Ruas de Brincar no Novo Horizonte é diversão de domingo

Publicada em 19/12/2021 às 18:18

Na rua Dr. José Marcus Gnaccarini Thomazewski, no Jardim Novo Horizonte, neste domingo (19), as atividades do Ruas de Brincar de edição de aniversário de Jundiaí foram especiais. A via foi ocupada pelas crianças e suas famílias para a diversão ao ar livre com inúmeras atividades ao longo do dia. O bairro passa por escuta da população, a partir da Rede Urban95, com foco no desenvolvimento de atividades específicas para a região.

Nos três primeiros finais de semana de dezembro, o Ruas de Brincar foi realizado no Centro, no Complexo Fepasa e, encerra a programação no Jardim Novo Horizonte. “O brincar é um momento de desenvolvimento para as crianças. Jundiaí, que é uma Cidade das Crianças incentiva que os pequenos e suas famílias se divirtam com brincadeiras conhecidas, e que têm perdido espaço para os jogos eletrônicos. Correr, pular corda, pular amarelinha ou o pega-pega desenvolvem conceitos e conhecimentos que ficarão por toda a vida”, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) Marcelo Peroni.

Raíssa Santos, 19 anos, é moradora na rua onde foi realizado o programa. Ela levou os irmãos caçulas Beatriz e Braian, gêmeos de 7 anos, para se divertirem com as atividades. “É muito importante ter esse espaço para que as crianças possam brincar e se divertir na frente de casa. Sem a passagem de carros e motos é seguro para as brincadeiras”, comentou a moça.

Pipa, pega-pega, amarelinha entre outras brincadeiras foram apresentadas às crianças do Jardim Novo Horizonte

Beatriz se empolgou com as brincadeiras. Ela que nunca havia feito uma pipa, aproveitou a oficina do brinquedo além da amarelinha, bambolê e a contação de histórias. “É muito legal. Eu nunca tinha feito uma pipa antes”, contou.

Ao longo do dia foram apresentadas atividades na rua e na EMEB Maria Congílio, que teve o muro pintado com o programa ‘Pé de Infância’, também ação integrante das atividades da Cidade das Crianças, a partir da Rede Latino Americana – Cidade das Crianças e Urban95.

Os participantes também responderam a uma pesquisa realizada pela Organização Cidade Ativa, com foco na identificação das atividades que já realizam, das necessidades e o que agrega interesse entre a população. Segundo a coordenadora e responsável pelo desenvolvimento das atividades Urban95 em Jundiaí, Ursula Troncoso, além da oferta da atividade, o dia foi de coleta da informações. “A pesquisa norteará os interesses da comunidade em relação aos programas já implantados pelo poder público em relação às necessidades das crianças”, detalhou.

Crianças aproveitaram o dia com brincadeiras e contação de história

Ruas de Brincar

Em 2020, o programa municipal “Ruas de Brincar” foi destaque no Prêmio Boas Práticas em Políticas Familiares Municipais do Ministério da Mulher Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). A iniciativa jundiaiense levou o segundo lugar no segmento do fortalecimento de vínculos familiares intergeracionais.

Instituída pelo decreto 28.075/2019 do Prefeito Luiz Fernando Machado, a legislação prevê que qualquer pessoa pode, a partir da aprovação de 75% dos vizinhos, fechar trecho de via para o uso coletivo destinado ao lazer e brincadeiras como pular corda, amarelinha, esconde-esconde, jogar bola, andar de bicicleta, queimada entre outras.

O decreto estabelece as diretrizes e regulamenta a forma para a solicitação da rua para a ocupação de lazer, das 9h às 19h, aos domingos e feriados, durante um ano. A solicitação deve ser feita por uma pessoa da rua, que deverá comparecer ao Paço e retirar o formulário necessário para o processo. Assim que colhidas as assinaturas, os documentos devem ser anexados e entregues no setor de Protocolo. A partir daí se inicia a avaliação, com a integração das Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Mobilidade e Transporte (UGMT).

Fotos das atividades podem ser conferidas no Flickr da Prefeitura de Jundiaí.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/12/19/ruas-de-brincar-no-novo-horizonte-e-diversao-de-domingo/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original