Exposições que marcaram a reabertura da Pinacoteca garantiram recorde de mais de 9,5 mil visitantes

Publicada em 20/12/2021 às 17:45

Com o término das exposições Chico Bento – 60 Primaveras e Jundiaí Terra da HQ nesse domingo (19), a Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes chegou à marca de 9.577 visitantes. Em pouco menos de quatro meses após a sua reabertura com as mostras inéditas, a Pinacoteca ultrapassou com folga todos os recordes de visitações no local.

Os 1.700 visitantes de 2016 foram ultrapassados em pouco mais de uma semana da reabertura do espaço, em 28 de agosto. Já os 3.360 visitantes de 2017 foram superados em três semanas. As 4.863 pessoas que estiveram no local em 2018 foram ultrapassadas já no mês de outubro. E os 7.816 de 2019 haviam sido superadas no dia 07 de novembro.

Abertura das exposições contou com a participação de Mauricio de Sousa, por videoconferência

“Para a reabertura da Pinacoteca, desejávamos contar com exposições que trouxessem a população de volta aos nossos equipamentos culturais. Devido ao sucesso das primeiras semanas, decidimos prorrogar o período de exibição, incialmente previsto para somente até o final de outubro. Chegamos então a esta feliz marca, que reflete a concretização do nosso desejo durante a pandemia de ver as pessoas ocupando os espaços públicos e tendo uma experiência transformadora através da Cultura”, comemorou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

Ambas inéditas, as exposições “Chico Bento – 60 Primaveras” e “Jundiaí Terra da HQ” retrataram o universo das histórias em quadrinhos. A primeira, com curadoria de Jacqueline Mouradian, reproduziu a Vila Abobrinha das produções Mauricio de Sousa para comemorar os 60 anos do personagem caipira mais querido das histórias em quadrinhos. Já a segunda, com a curadoria de Ede Galileu, trouxe os trabalhos desenvolvidos por 28 quadrinistas da região.

Para a desmontagem das exposições e manutenção de rotina, a Pinacoteca permanece fechada neste período. O espaço reabre em janeiro, com oficinas gratuitas para o público infantojuvenil pelo programa “Férias na Pinacoteca”.

Exposições retrataram o universo das histórias em quadrinhos

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/12/20/exposicoes-que-marcaram-a-reabertura-da-pinacoteca-garantiram-recorde-de-mais-de-95-mil-visitantes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original