Jundiaí realiza reuniões para transição dos estudantes da Educação Inclusiva Municipal para a rede Estadual
Publicada em 20/12/2021 às 09:35A Unidade de Gestão de Educação (UGE), por meio do Departamento de Educação Inclusiva (DEIN), e a Diretoria de Ensino do Estado, por meio da Supervisão da Educação Inclusiva, promoveram um trabalho em conjunto com o objetivo de fazer a transição dos estudantes da Educação Inclusiva da Rede Municipal de Ensino para a Rede Estadual de Ensino. Os encontros iniciaram ainda no primeiro semestre de 2021 e se encerraram na primeira quinzena de dezembro.
No último encontro, a equipe escolar da EMEB Professor Judith Almeida Curado Arruda e da EE Professor José Feliciano de Oliveira, conversaram e discutiram sobre os alunos da rede municipal que passam a frequentar a rede estadual a partir de 2022. “Essa troca com a equipe do município foi muito importante, pois já temos conhecimento do histórico de cada estudante. Isso será muito importante para o trabalho, pois haverá uma continuidade”, contou a diretora da Escola Estadual, Cleri dos Santos Almeida.
O trabalho promovido entre município e Estado contou com etapas como reunião entre as equipes diretivas, escolares e encontro com as famílias dos estudantes da educação inclusiva, que passarão pela transição no próximo ano letivo.
As ações foram conduzidas pelo DEIN e Supervisão do Estado. “Percebemos a importância desse trabalho, que foi muito positivo. Queremos levar o modelo para as outras sete cidades onde atuamos”, comentou a supervisora da Educação Especial do Estado, Marcela Copelli Tamassia.
Para a coordenadora pedagógica do DEIN, Joyce Rodrigues da Mota Iole, a parceria reflete na qualidade da educação para os estudantes. “Este trabalho é mais uma ação da Escola Inovadora que preza por oferecer uma educação de excelente qualidade para as nossas crianças, com ênfase na equidade, promovendo as potencialidades de cada estudante e proporcionando o apoio necessário para a eliminação das barreiras. Essa parceria com a rede estadual era um desejo antigo, trabalhamos para o fortalecimento e a sua efetivação ao longo dos próximos anos”, afirmou.
“Pensamos em promover esse trabalho ao perceber que havia muita insegurança das famílias, por não conhecerem o trabalho do Estado e porque os primeiros anos da vida da criança foram vividos na rede municipal de ensino, onde eles já conhecem os processos e pessoas. Essa parceria permitiu acolher os pais e estudantes, além de agregar, transformar e, juntos, fazermos a transição desses alunos. Estamos felizes com o resultado obtido”, declara a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.
A dirigente da Diretoria de Ensino de Jundiaí, Valdete Ramos de Oliveira Melo, complementa que “Durante o ano letivo de 2021, encontros importantes da Educação Especial foram organizados em parceria com o município com o objetivo de fortalecer o compromisso firmado entre a escola, a família e todos os profissionais envolvidos na trajetória do público alvo da educação especial, visando à transição dos segmentos de aprendizagem dos Anos Iniciais para os Anos Finais. Além de fortalecer a responsabilidade da escola quanto às necessidades reais dos estudantes com deficiência preparando-as não só no que se refere a aspectos estruturais como também ao, atendimento individual, personalizado, materiais didáticos, formação continuada dos educadores e demais recursos para garantir o sucesso na permanência e na aprendizagem”.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
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