Cidade Inteligente: Jundiaí insere robótica em aulas diferenciadas nas escolas municipais

Publicada em 21/12/2021 às 14:30

É muita inovação na educação dos pequenos de Jundiaí. Os alunos da EMEB Luiz Bárbaro conheceram o “Rob”, por meio das iniciativas que visam levar, em 2022, a experiência da robótica para os alunos da rede municipal de ensino. A escola foi a primeira a receber a experiência do programa Escola Inovadora, como parte de políticas públicas da atual gestão municipal alinhadas ao conceito de Cidade Inteligente.

Os alunos estão produzindo atividades com o robô em meio às aulas, eles aprendem a programar o trajeto do equipamento com os comandos frente, trás, direita e esquerda, além da possibilidade de adicionar música. Os educadores da escola participaram de uma formação de robótica para produzir com os alunos.

Dentre as diversas propostas de aprendizagens trabalhadas na robótica, estão temas como as figuras geométricas, os passos de crescimento das plantas e o processo de lavar as mãos. “Nós usamos o robô com o tema relacionado a nossa aula, eles aprendem com mais facilidade e os pequenos ficam fascinados ao produzir o trajeto dele, que veio para confirmar o que trabalhamos em sala de aula de uma forma inovadora e que chama a atenção dos alunos”, explicou a professora do grupo 4 D, Thaís Alves dos Santos.

Robô azul com tela preta, olhos digitais vermelhos em cima de EVA azul e passando pelas figuras de comandos "para trás" e "frente", com desenho de setas animadas com rosto, azul, amarela e no canto da imagem, a marrom.
Momento que os pequenos adoram de definir o trajeto do robô

“Eu estou adorando conhecer o Rob, é o nosso amigo que nos ensina muito”, contou Misael Oliveira, 5 anos. Jundiaí como Cidade Inteligente, prepara os pequenos cidadãos para o futuro e traz inovações que são implantadas de uma forma especial na educação.

Vastí Ferrari Marques, gestora de Educação conta o motivo da EMEB Luiz Bárbaro ter sido a primeira escolhida para a nova ação. “A escolha para participar do projeto piloto deu-se por conta dos 50 anos da escola completados neste ano. Estamos realizados com o desenvolvimento positivo, dos bons resultados e retornos que já estamos recebendo por meio dos nossos meninos e meninas. Eles são o futuro, é para eles e por eles. O programa Escola Inovadora vem para realizar sonhos na educação”, declarou a gestora.

Em meio às aulas de robótica, os alunos aprendem sobre figuras geométricas

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/12/21/cidade-inteligente-jundiai-insere-robotica-em-aulas-diferenciadas-nas-escolas-municipais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original