Confira o Abre e Fecha dos serviços municipais durante o período do Natal

Publicada em 21/12/2021 às 14:08

Por conta do ponto facultativo da véspera do Dia de Natal nesta 24-feira (24) e do feriado nacional do Dia de Natal neste sábado (25), os equipamentos públicos do Município podem ter seus horários de funcionamento alterados neste período, conforme estabelecido pelo decreto 29.377, de 14 de outubro de 2020. Confira os detalhes abaixo:

Paço Municipal
O Paço permanece fechado na sexta (24) e reabre na segunda-feira (27), às 8h.

O Paço Municipal reabre na segunda-feira (27), às 8h

Saúde
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Clínica da Família e Novas UBSs, Ambulatórios, CAPS 2, CAPS 3 e o CAPS Infantojuvenil permanecem fechados a partir desta sexta-feira (24) e reabrem na segunda-feira (27). Já o CAPS AD fica aberto 24 horas, apenas para acolhidos.

As unidades de Pronto-Atendimento (PA) da Ponte São João (rua Santo Antônio, 191), do Retiro (rua Maria Lúcia de Almeida, 100) funcionam normalmente, das 7h às 18h.

As situações de urgência devem ser encaminhadas para o PS do Hospital São Vicente de Paulo (adultos), Hospital Universitário (gestantes, crianças e adolescentes), UPA 24h Vetor Oeste (crianças e adultos) e PA Central (praça Dom Pedro II, Centro), diariamente, 24h.

O PA Exclusivo Covid-19 no Centro de Convivência do Idoso (CCI) (avenida Alexandre Ludke, 780) funciona todos os dias, 24h para atendimento infantil, das 7h às 19h e no PA Exclusivo COVID-19 Hortolândia – Policlínica Hortolândia (avenida Prefeito José Castro Marcondes, 510) o atendimento é adulto, 24h. Na UPA, no espaço exclusivo COVID-19, o atendimento é 24h, diariamente.

O cronograma de vacinação contra COVID-19 segue conforme divulgado previamente no Calendário de Vacinação até esta quinta-feira (23), retornando na segunda-feira (27).

Mobilidade e Transporte
Nesta sexta-feira (24), as linhas de ônibus circulam com tabela horária de dia de semana. As exceções são:

  • a linha 577 (Paço Municipal –  Terminal Hortolândia), que funciona com horários especiais;
  • as linhas 420, 430, 446, 460, 480, 554 – E, 568, 582, 584 e 587, que, a partir desta data, possuem alteração de tabela horária, alteração de percurso ou suspensão, por conta das férias escolares;
  • as linhas 840, 850, 860 e 880, que atendem a região do Distrito Industrial, que, desde esta segunda-feira (20), tiveram operação suspensa até dia 11 de janeiro, devido à redução de demanda por férias coletivas nas empresas da região.

Já no sábado (25), as linhas de ônibus circulam com tabela horária de feriado.

As tabelas horárias dos ônibus podem ser conferidas na internet.

Coleta de lixo
Os cronogramas de coletas orgânica, seletiva cata-treco e seletiva reciclável seguem cronograma específico durante o período. Confira os detalhes.

Feiras e varejões
A feira realizada na Praça Francisco Pessolano, no Bairro do Vianelo, realizada aos sábados, será antecipada para a sexta-feira (24). Já no sábado (25) não serão realizados feiras e varejões em nenhum ponto da cidade. A programação retorna à normalidade no domingo (26). Toda a programação, locais e horários podem ser consultados no site do Agronegócio e Abastecimento.

Parques
O Mundo das Crianças permanece fechado entre a sexta (24) e a segunda (27), reabrindo na terça-feira (28). Para visitar ou usar a pista de skate, é necessário agendamento prévio pelo site.

Já o Parque da Cidade permanece fechado entre a sexta (24) e o domingo (26), reabrindo na segunda-feira (27), com entrada é livre.

Ambos estão localizados na Rodovia João Cereser, Pinheirinho, respectivamente com acesso pelos quilômetros 64,4 e 66, com entrada e estacionamento gratuitos.

Também permanecem fechados na sexta (24), sábado (25) e domingo (26) os demais parques municipais – Jardim Botânico; o parque do Trabalhador (Corrupira); o parque Morada das Vinhas; o parque Antônio Garcia Machado (Jardim do Lago); os parques Botânico Eloy Chaves, Ângelo Costa (Engordadouro) e Tulipas Professor Aziz Ab’Saber; as Praças Família Jundiaí & Espaço PET da Nove de Julho, Vila Rami e Ponte São João; e os bosques Onofre Canedo (Almerinda Chaves), do Jardim Bonfiglioli e do Jardim Copacabana.

Complexos esportivos
Os complexos esportivos permanecem fechados entre a sexta (24) e o domingo (26), reabrindo na segunda-feira (27).

Coleta de lixo segue cronograma especial

Cultura
O setor administrativo da Unidade de Gestão de Cultura no Complexo Fepasa permanece fechado ao público a partir da sexta (24). O atendimento ao público retorna na segunda-feira (27), 8h.

O Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão e seus jardins podem ser visitados até esta quinta (23), às 21h. O espaço fica fechado entre a sexta (24) e o domingo (26), e reabre na segunda (27), com horário de funcionamento das 10h às 17h. A exposição de presépios segue até o dia 06 de janeiro, ficando fechado também nos dias 31 de dezembro, e 01 e 02 de janeiro.

A Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes permanece fechada para desmontagem de exposição e manutenção geral, reabrindo no dia 15 de janeiro, com a programação de oficinas gratuitas das “Férias na Pinacoteca”.

Já o Teatro Polytheama segue aberto somente em horário comercial para questões administrativas. A agenda cultural do teatro será retomada na primeira quinzena de janeiro.

A recém-inaugurada Fábrica das Infâncias Japy também permanece fechada na sexta (24). Até o dia 14 de janeiro, com exceção da sexta (31), quando volta a fechar, o espaço funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 17h. Após o dia 15 de janeiro, o espaço ganha programação cultural de férias e novos horários de funcionamento.

A Pracinha da Cultura do Vista Alegre (CEU das Artes) permanece fechada durante o período e o Museu da Cia. Paulista também segue fechado por tempo indeterminado.

Exposição de presépios segue até o dia 06 de janeiro no Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão

DAE
A sede administrativa e os Postos de Atendimento nos bairros Eloy Chaves, Centro, Ponte São João, Vila Hortolândia e Poupatempo não terão expediente na sexta-feira (24). A unidade da empresa no Poupatempo, única que funciona aos sábados, também estará fechada no dia 25.

Em caso de emergência, os munícipes podem entrar em contato com a DAE pela Central de Relacionamento, no telefone 08000 133 155, com atendimento 24 horas. Mais informações também podem ser obtidas no site.

PAT
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), que fica na Rua Zacarias de Goes, 530, Centro, permanece fechado na sexta (24) e reabre na segunda-feira (27), às 8h.

Banco do Povo
O posto do Banco do Povo no Poupatempo (Complexo Fepasa) também permanece fechado na sexta (24) e reabre na segunda-feira (27), às 8h

Procon
O Procon Jundiaí também permanece fechado na sexta (24), retomando o atendimento na segunda-feira (27), de maneira remota, pelo site consumidor.gov.br ou por meio de formulário on-line, ou de modo presencial mediante agendamento prévio. Mais informações sobre as formas de agendamento podem ser obtidas no site do Procon Jundiaí, na aba Formas de Atendimento.

Educação
As unidades de ensino interrompem as atividades na quinta-feira (23) e retomam o atendimento normal na segunda-feira (27). As escolas municipais prosseguem fechadas, por conta do recesso escolar.

Em caso de emergência, os munícipes podem entrar em contato com a DAE pelo site ou telefone

Fundo Social
O Fundo Social de Solidariedade Jundiaí (avenida Manoela Lacerda de Vergueiro, s/nº, Anhangabaú) permanece fechado na sexta-feira (24). As atividades serão retomadas na segunda-feira (27), às 8h.

Assistência e Desenvolvimento Social
O Centro Pop, que fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, Centro, para o atendimento à população em situação de rua, permanece fechado na sexta (24) e não funciona aos finais de semana.

Durante o período, em regime de plantão, o Serviço Especial de Abordagem Social (SEAS) poderá ser acionado pelo telefone (11) 98531-0146, diariamente, até as 22h. A partir desse horário, a indicação é pelo acionamento da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), pelo telefone 153. Já em casos de identificada intoxicação ou ocorrências mais graves, o SAMU poderá ser acionado pelo telefone 192.

Fumas
A Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) também permanece fechada na sexta (24) e retoma o atendimento presencial na segunda-feira (27), às 8h.

Os cemitérios municipais Nossa Senhora do Montenegro e Nossa Senhora do Desterro permanecem abertos todos os dias, das 7h às 17h, para sepultamentos, visitações e reformas.

São permitidos velórios de até três horas de duração, para óbitos não causados por Covid-19, e com protocolos sanitários e de distanciamento. Já o atendimento do velório segue funcionamento 24 horas todos os dias, podendo somente uma pessoa por vez fazer a declaração de óbito.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/12/21/confira-o-abre-e-fecha-dos-servicos-municipais-durante-o-periodo-do-natal/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original