Síndrome gripal: Cuidados para evitar a contaminação são simples e eficientes

Publicada em 21/12/2021 às 10:32

Os mesmos cuidados adotados pelas pessoas ao longo dos quase dois anos de pandemia da COVID-19, como a higienização frequente das mãos, evitar locais fechados e sem ventilação, além do uso de álcool em gel e máscara, são eficientes contra os demais vírus de infecções respiratórias, as conhecidas gripes e resfriados, inclusive a conhecida gripe H3N2. Jundiaí, na última semana, registrou aumento de 20% nos atendimentos de síndrome gripal nos serviços públicos da rede municipal.

De acordo com dados da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), entre os dias 6 a 12 de dezembro foram registrados 1,4 mil atendimentos nos Prontos Atendimentos (PAs) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vetor Oeste. Já entre os dias 13 a 18, o volume subiu para 1,7 mil, o que gera aumento superior a 20% no fluxo de pessoas com sintomas como coriza, febre, tosse e dor no corpo. A positividade para COVID-19 permanece em 10%.

“O avanço da vacinação contra a COVID-19 não pode ser associado com o descaso aos cuidados contra a doença ou os demais vírus respiratórios. Ainda existe um percentual de pessoas que não receberam as doses de vacinas e por isso, são vulneráveis à doença, além de celeiro para a mutação das cepas do Sars-CoV-2. A prevenção à COVID-19 também é eficiente contra qualquer outro vírus respiratório, inclusive o H3N2 que está em intensa circulação em várias partes do país”, detalha a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, da UGPS, Fauzia Abou Abbas Raiza.

Máscara de proteção respiratória é medida de prevenção e combate aos vírus da COVID-19 e H3N2

H3N2

Os sintomas mais comuns da gripe H3N2, ou a conhecida influenza A, são: picos de febre, dor de garganta, tosse, secreção nasal excessiva, dor de cabeça e no corpo e mal-estar intenso. Pode ter ocorrência de vômito e diarreia.

O vírus H3N2 tem mais riscos de complicações em idosos e crianças. E é justamente por isso que esses públicos são considerados prioritários na campanha de vacinação contra gripe. Pessoas com o sistema imunológico comprometido, grávidas e portadoras de doenças crônicas também devem ficar alerta para se prevenir.

Para o tratamento, é indicado que a pessoa doente faça repouso, ingestão de bastante líquido e aposte em uma alimentação equilibrada e leve. O médico também pode recomendar o uso de medicamentos antivirais e outros que aliviem sintomas de dor e mal-estar. Os casos graves da doença podem necessitar de internação.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/12/21/sindrome-gripal-cuidados-para-evitar-a-contaminacao-sao-simples-e-eficientes/