Grupo Saúde em Movimento apresenta os resultados
Publicada em 22/12/2021 às 10:34Iniciado no mês de setembro de 2021, o Projeto Piloto Saúde em Movimento, realizado em parceria entre a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), passou pela segunda avaliação de seus participantes na última quarta-feira (15). Os benefícios identificados pelos usuários participantes está a redução no peso, da circunferência abdominal, melhoria de indicadores sanguíneos e estabilização da pressão arterial.
Thaís Donolato era sedentária e está acima do peso indicado para a sua estatura. “Depois de doze semanas seguindo o programa de atividade física, meus índices de hemoglobina glicada baixaram de 10,3 para 6,6. Além disso, me sinto mais disposta e com mais energia para o dia a dia. O acompanhamento com nutricionista também ajudaram na dieta”, comemora a mulher que emagreceu dois quilos no período.
Hipertenso, Odair Geraldo, não conseguia controlar a pressão arterial mesmo com medicação, não baixando da casa dos 14×8. “Minha vida mudou completamente depois que comecei a participar do grupo. Tenho mais motivação e disposição. Antes fazia caminhada e na volta sentia muito cansaço. Hoje não tenho dificuldades”, conta o homem, que orgulhoso informa que a pressão está controlada e marcando 12×7 diariamente.

Ambos são exemplos entre os quase 20 usuários da UBS Esplanada que encerraram a primeira fase do projeto, com positividade na redução da circunferência abdominal em 100% dos participantes, redução de colesterol total em 66% dos participantes, redução de peso em 60%, mesmo percentual para redução de IMC. A Glicemia em jejum e a hemoglobina glicada tiveram resultados positivos com redução em 50% dos participantes. O colesterol positivo, chamado de HDL teve aumento em 33% dos participantes.
“Esse é um projeto piloto da plataforma Saúde e qualidade de vida, no qual contempla o controle dos índices de saúde e o movimento orientado pelo Educador Esportivo da UGEL. Os resultados foram significativos ilustrando a excelência desse programa”, explica o gesto da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), Luís Tarallo.

Segundo a gerente da UBS Esplanada, Enfermeira Fabiana Montoro, o grupo Saúde em Movimento é um projeto piloto que apresentou excelentes resultados e pode ser multiplicado em mais regiões. “Selecionamos pacientes com indicadores de risco e de necessidade de atividade física para a melhoria da qualidade de vida. Todos realizaram exames antes do início do programa e com 12 semanas de atividades. A partir de agora, eles seguem por mais um período com orientação, mas sem a atividade em grupo presencial”, comenta a gerente.
De acordo com o educador físico da UGEL, Kleber Franco, as atividades passadas para os participantes são simples e adaptadas, para que todos pudessem acompanhar as aulas. “O objetivo agora é que os participantes deem seguimento às orientações recebidas, mantendo os hábitos mais saudáveis e seguindo com as práticas físicas”, completa o educador.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
23/02/2025
UBS promove roda de conversa sobre Fibromialgia
-
21/02/2025
Febre Amarela: viajantes devem estar em dia com a vacina
-
20/02/2025
Dengue: população precisa redobrar os cuidados para evitar a doença. Casos seguem em crescimento
-
18/02/2025
UBS Maringá oferta atendimento para pacientes de área rural no Cream
Baixe as fotos desta notícia na resolução original