Grupo Saúde em Movimento apresenta os resultados

Publicada em 22/12/2021 às 10:34

Iniciado no mês de setembro de 2021, o Projeto Piloto Saúde em Movimento, realizado em  parceria entre a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), passou pela segunda avaliação de seus participantes na última quarta-feira (15). Os benefícios identificados pelos usuários participantes está a redução no peso, da circunferência abdominal, melhoria de indicadores sanguíneos e estabilização da pressão arterial.

Thaís Donolato era sedentária e está acima do peso indicado para a sua estatura. “Depois de doze semanas seguindo o programa de atividade física, meus índices de hemoglobina glicada baixaram de 10,3 para 6,6. Além disso, me sinto mais disposta e com mais energia para o dia a dia. O acompanhamento com nutricionista também ajudaram na dieta”, comemora a mulher que emagreceu dois quilos no período.

Hipertenso, Odair Geraldo, não conseguia controlar a pressão arterial mesmo com medicação, não baixando da casa dos 14×8. “Minha vida mudou completamente depois que comecei a participar do grupo. Tenho mais motivação e disposição. Antes fazia caminhada e na volta sentia muito cansaço. Hoje não tenho dificuldades”, conta o homem, que orgulhoso informa que a pressão está controlada e marcando 12×7 diariamente.

Pesagem, exames e orientação fazem parte do projeto piloto “Saúde em Movimento”

Ambos são exemplos entre os quase 20 usuários da UBS Esplanada que encerraram a primeira fase do projeto, com positividade na redução da circunferência abdominal em 100% dos participantes, redução de colesterol total em 66% dos participantes, redução de peso em 60%, mesmo percentual para redução de IMC. A Glicemia em jejum e a hemoglobina glicada tiveram resultados positivos com redução em 50% dos participantes. O colesterol positivo, chamado de HDL teve aumento em 33% dos participantes.

“Esse é um projeto piloto da plataforma Saúde e qualidade de vida, no qual contempla o controle dos índices de saúde e o movimento orientado pelo Educador Esportivo da UGEL. Os resultados foram significativos ilustrando a excelência desse programa”, explica o gesto da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), Luís Tarallo.

Encontro nesta quarta-feira (22) apresentou os dados conquistados pelos participantes nas primeiras 12 semanas de atividade

Segundo a gerente da UBS Esplanada, Enfermeira Fabiana Montoro, o grupo Saúde em Movimento é um projeto piloto que apresentou excelentes resultados e pode ser multiplicado em mais regiões. “Selecionamos pacientes com indicadores de risco e de necessidade de atividade física para a melhoria da qualidade de vida. Todos realizaram exames antes do início do programa e com 12 semanas de atividades. A partir de agora, eles seguem por mais um período com orientação, mas sem a atividade em grupo presencial”, comenta a gerente.

De acordo com o educador físico da UGEL, Kleber Franco, as atividades passadas para os participantes são simples e adaptadas, para que todos pudessem acompanhar as aulas. “O objetivo agora é que os participantes deem seguimento às orientações recebidas, mantendo os hábitos mais saudáveis e seguindo com as práticas físicas”, completa o educador.

Participantes e organizadores do grupo comemoraram resultados

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/12/22/grupo-saude-em-movimento-apresenta-os-resultados/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original