Retrospectiva 2021: Jundiaí investe mais de R$ 16 milhões em ambiência escolar

Publicada em 22/12/2021 às 13:00

A educação é assunto levado a sério em Jundiaí. Somente em 2021, a cidade investiu mais de R$ 16 milhões em ambiência escolar, ou seja, em obras de reforma e modernização das unidades escolares da rede municipal de ensino. A ambiência escolar é um dos três principais eixos do programa Escola Inovadora e, no último dia 14, Jundiaí entregou a maior obra da EMEB Professor Joaquim Candelário de Freitas. 

“Em Jundiaí, a Educação olha para o desenvolvimento da criança. Os espaços físicos adequados têm importante papel na qualidade do ensino oferecida por Jundiaí aos alunos da rede municipal. A Escola Inovadora preza pela ambiência escolar e, até o final do nosso governo, todas as unidades escolares passarão por melhorias. Esse é o nosso compromisso com a educação”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado. 

crianças brincam em troncos de árvore, que estão em um gramado. Atrás está um prédio branco e com uma das paredes coloridas
EMEB Candelário é a maior unidade da Escola Inovadora

Na EMEB Joaquim Candelário de Freitas são 4,7 mil metros quadrados, com quatro pavimentos, 20 salas de aula, laboratórios, auditórios, quadras, biblioteca, elevador e rampas que oferecem acessibilidade, espaços externos de brincar e praça integrada com brinquedos naturalizados. 

O processo e projeto para melhorias da estrutura física das escolas conta com a participação dos estudantes e educadores. “É dar voz aos educadores e às crianças, que indicam quais os pontos frágeis”, lembra o chefe do executivo. O processo de escuta ativa faz parte da pedagogia da escuta, fundamentada nas pesquisas e abordagem de Reggio Emilia-Itália, considerando as práticas e realidades das escolas de Jundiaí em cada segmento. 

“A ambiência escolar pensa em todos os espaços escolares, na estética, na higienização e limpeza, conservação de jardins, organização de parques, praças, espaços externos que possam ajudar as crianças a aprenderem melhor. O objetivo é que todo ambiente seja de aprendizagem, onde os estudantes e educadores gostem de estar”, declara a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques. 

área externa de escola, com brinquedo que cai água.
EMEB Wilma Nalin: Espaços externos foram priorizadas para as atividades de desemparedamento da escola

As obras nas escolas municipais priorizaram as áreas externas e de brincar, promovendo mais espaços para as atividades ao ar livre e em contato com a natureza, com foco no projeto de desemparedamento da escola. “É pensar na criança que investiga, explora, pesquisa. É a criança potente, como protagonista da sua história e na educação de qualidade”, enfatiza Vastí. 

Somente em 2021, foram entregues obras de ambiência escolar das EMEBs: Wilma Nalin Fávaro (Santa Gertrudes), Reynaldo Montalvão Basile (Tarumã), Amélia Lima Lopes (Vila Esperança), Mercedes Basile (Santa Gertrudes), Judith de Almeida Curado Arruda (Cidade Nova), Pedro de Oliveira (Ponte São João), Joaquim Candelário de Freitas (Vila Hortolândia). Estão em obras as EMEBS Prof. Anézio de Oliveira (Vila Marlene), Abigahil Alves Feu Borim (Eloy Chaves), Brigida Gatto Rodrigues.

EMEB Judith também recebeu melhorias nos espaços ao ar livre

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/12/22/retrospectiva-2021-jundiai-investe-mais-de-r-16-milhoes-em-ambiencia-escolar/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original