Retrospectiva 2021 – Jundiaí enfrenta pandemia e gera mais de 10 mil empregos
Publicada em 23/12/2021 às 12:02No momento mais difícil da pandemia em 2021, o principal foco esteve bem claro: a preservação de vidas. Além de todo o esforço, com a ampliação de leitos e outras medidas para diminuir o avanço da pandemia na cidade, o Poder Público implementou medidas de incentivo às micro e pequenas empresas e ao microempreendedor individual; prova disso foi a execução do Programa de Desenvolvimento Local (PDL), em parceria com o Sebrae, a oferta de microcrédito através do Banco do Povo Paulista, a regulamentação da Lei de Liberdade Econômica, lançamento do Portal Jundiaí Empreendedora e a realização do Mutirão do MEI.
Onze meses depois, fica claro que o objetivo foi alcançado. Segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência, todo final do mês, Jundiaí apresentou saldo positivo por dez meses consecutivos em 2021. “Jundiaí é uma cidade que conta com infraestrutura, serviços de excelência, qualidade de vida e a preocupação com o meio ambiente, quesitos que são avaliados pelos investidores para a escolha de um local para a ampliação ou instalação de um site. Mesmo com a pandemia, Jundiaí continuou a gerar emprego e renda para a população, com apoio e incentivo da gestão municipal que criou ferramentas para favorecer empresários de todos os portes e os trabalhadores”, comemora o Prefeito Luiz Fernando Machado.
No acumulado do ano de 2021 (janeiro até outubro) foi registrado saldo positivo de 9.916 empregos – 76.692 admissões e 66.776 desligamentos. Para fins de comparação, no ano passado no mesmo período, o saldo era negativo em 3.463 empregos. Somente este ano, foi anunciada a chegada de empresas importantes na cidade, do setor de data center, como AWS e Scala Data Centers, do setor de logística, como Total Express, AZ Acessórios, SM/Fagron, Ceva Logiscts, Setter, Corelog, Madeira Madeira e Evasola e indústrias, como Emusa, Sforplast e Gehaka, além do Grupo Pereira, controlador da rede Fort Atacadista. Além disso, Dux Nutrition, Fini, Platlog, Lippetran Logística, Grupo Mirassol e Solística Logística anunciaram plano de expansão para a cidade.
Fomento ao emprego
Em maio, a UGDECT lançou o portal Jundiaí Empreendedora, uma plataforma digital com o intuito de fomentar a geração de emprego e renda no município, incentivar o empreendedorismo, atrair mais investimentos para Jundiaí e aproximar a população, as empresas e o poder público.
Em oito meses, o Portal já tem mais de 700 mil acessos, mais de 850 empresas cadastradas, sendo mais de 500 comércios, e ofereceu mais de onze mil vagas de emprego.
“O portal vem cumprindo seu papel de conectar as pessoas através do mundo digital. Temos atuado fortemente em defesa do emprego e da renda em Jundiaí e o uso da tecnologia é um dos meios que estamos disponibilizando para atingir essa finalidade”, explica o gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Cristiano Lopes.
Para o gestor da UGGF, José Antonio Parimoschi, uma gestão eficiente pode ser medida pelo nível de atração de investimentos para a cidade. “Jundiaí tem administração exigente, direcionada para a inovação e atrelada a resultados, além de estar alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Social (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Jundiaí está investindo na construção de um ecossistema de inovação que vai potencializar a vinda de novos negócios para o município, além de estimular o empreendedorismo local. Esse ciclo virtuoso traz empregos de boa qualidade e gera oportunidades e empregos para os jovens que estão ingressando no mercado de trabalho”, explicou.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
21/12/2024
Prefeitura de Jundiaí regulariza cerca de 3,6 mil imóveis em oito anos
-
17/12/2024
Com estratégia e inovação, Jundiaí traça caminho para o desenvolvimento econômico e social
-
13/12/2024
Jundiaí conquista 3º lugar no Ranking Município Agro e reforça posição entre as melhores do Estado
-
13/12/2024
Prefeito recebe novo diretor-presidente da CPFL
Baixe as fotos desta notícia na resolução original