Retrospectiva 2021: proteção aos mais vulneráveis e aprimoramento dos serviços marcaram a atuação da Assistência Social

Publicada em 25/12/2021 às 08:30

Em 2021, segundo ano de pandemia de Covid-19, a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) continuou atuando na proteção social da população em situação de vulnerabilidade do Município e das famílias impactadas pela pandemia.

“A Prefeitura, por meio da UGADS, continuou a estender a mão em apoio à população vulnerável, sempre com a meta de que o desenvolvimento de Jundiaí seja cada vez mais para todos. Este ano, pelo Plano Municipal de Segurança Alimentar, foram distribuídas 38 mil cestas básicas e outras quase seis mil cestas ou sacolas verdes pelo Banco de Alimentos Municipais, o que significa 80 toneladas de frutas, verduras e legumes. Isso traz um acumulado, ao longo da pandemia, de mais de 83 mil cestas básicas e mais de oito mil cestas e sacolas verdes”, contabilizou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Só o Banco de Alimentos distribuiu 80 toneladas de frutas, verduras e legumes

Para os mais impactados pela pandemia, a gestora da UGADS, Maria Brant, também ressalta o lançamento do Benefício Social Emergencial. “Pela iniciativa, a Prefeitura investiu cerca de R$ 1,7 milhão em benefício para cerca de 1,5 mil pessoas, entre jovens, adultos e idosos, aptos a partir do cruzamento de dados do Cadastro Único municipal. Um dos pontos destacáveis é que o pagamento do benefício está associado à formação dos beneficiários e à contrapartida em serviços nos equipamentos culturais e esportivos municipais”.

Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) realizaram ao longo do ano cerca de 59 mil atendimentos técnicos. A fim de facilitar o acesso dos usuários, além do atendimento presencial retomado gradualmente ao longo do ano, a UGADS manteve os atendimentos via celular e WhatsApp.

Neste ano alguns equipamentos da UGADS também foram transferidos para novas instalações, com melhores estruturas, localização e espaços para o desenvolvimento de atividades. Foram os casos da sede da Unidade, o Cras Central, o Cadastro Único e o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas).

Parte dos jovens contemplados pelo Benefício Emergencial atuou na higienização e restauro dos documentos do Arquivo Histórico, ligado à Unidade de Gestão de Cultura

Sem contar a Casa de Passagem, que foi transferida para imóvel inteiramente reformado, onde a Prefeitura investiu cerca de R$ 2,1 milhões. O serviço voltado ao acolhimento periódico de pessoas em situação de rua e conta com prédio principal com cozinha, refeitório, espaço de convivência e atendimento técnico, sala para oficinas e terapias e lavanderia, além de módulos habitáveis com dormitórios, banheiros adaptados para pessoas com deficiência e canil para os animais de estimação dos acolhidos.

Neste ano, a Operação Noites Frias, voltada para a população em situação de rua de oferta emergencial de pernoite em noites com temperatura inferior a 13° C, foi acionada em 53 noites, tendo sido realizados 3.859 acolhimentos para pernoite de 668 pessoas diferentes. Além do acolhimento, foram distribuídos quase três mil cobertores, cerca de 600 pares de meias, 315 gorros e 1.625 máscaras.

A fim de integrar os atendidos na rede socioassistencial, atuar no processo de retomada do protagonismo de vida e no processo de saída das ruas, para a Rede Pop Rua, a UGADS ampliou a equipe de abordagem, lançou a campanha “Menos Esmola Mais Dignidade” e intensificou ainda mais o protocolo intersetorial de atendimento em rede, junto com as Unidades de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) e Segurança Municipal (UGSM), principalmente na região Central e em bairros como a Ponte São João.

Entre os equipamentos que ganharam novas instalações estão a Casa de Passagem (foto), a sede da Unidade, o Cras Central, Creas e o Cadastro Único

Também de modo intersetorial, a UGADS trabalhou na construção do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI), conjunto de compromissos assumido pela Prefeitura com as crianças do Município, colocando em prática projetos e atividades ligadas ao programa Cidade das Crianças, previsto no planejamento de 2022 a 2025.

O “Por Onde Andei”, grupo de reflexão com autores de violência, retomou este ano os encontros presenciais no Centro de Convivência do Idoso (CCI) da Vila Arens – antigo Criju. Os encontros são às terças, às 18h30, e passaram a ser abertos a interessados em geral além dos encaminha pela rede.  

Pela Divisão de Inclusão Produtiva e Qualificação Profissional, a UGADS manteve parcerias com a iniciativa privada e outras organizações, pela formação e inserção de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade no mundo do trabalho. Entre os parceiros estão a SKF, Espro, Siemens, CIEE, a Escola de Gestão Pública (EGP), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e outros.

Jovens que participaram de curso fornecido em parceria da SKF visitaram uma das plantas da empresa

O Criança Feliz retomou, de modo gradual, as visitações presenciais às famílias inscritas no programa. Este ano o número de inscritos estabelecido pela meta da adesão ao programa também foi superado, com mais de 500 famílias inscritas.

A fim de permitir que os usuários dos serviços como os abrigos institucionais e do Família Acolhedora conheçam os diversos equipamentos municipais, a UGADS também promoveu visitas guiadas a espaços como o Mundo das Crianças, a sede da UGSM e da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), além do Canil.

Uma antiga demanda dos moradores do bairro, a quadra do Cras Novo Horizonte também ganhou cobertura, tornando-se um espaço para a realização de atividades e prática esportiva, além da convivência para a comunidade.

Pela Operação Noites Frias, para os usuários que recusaram pernoite foram entregues cobertores, meias e gorros

Junto com secretários e gestores de Assistência Social dos Municípios da recém-criada Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) também realizaram ao longo do ano reuniões de alinhamento e de estabelecimento de fluxo.

Também foi lançado o Focinho Solidário, campanha que já arrecadou mais de 1,25 tonelada de ração e beneficiou mais de 200 animais entre cães e gatos de cerca de 30 famílias vulneráveis. A iniciativa é resultado de parceria da UGADS com as Unidades de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e de Governo e Finanças (UGFF), por meio do Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA) e da Rede Jundiaí de Cooperação.

Com a cobertura da quadra do Cras Novo Horizonte, espaço virou opção para lazer, convivência e atividades do Cras, como as entrevistas com os selecionados para o Benefício Emergencial

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/12/25/retrospectiva-2021-protecao-aos-mais-vulneraveis-e-aprimoramento-dos-servicos-marcaram-a-atuacao-da-assistencia-social/

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