Acesso Avançado: sistema agiliza atendimento para a Nova UBS Santa Gertrudes

Publicada em 27/12/2021 às 08:30

Junto com a entrega do prédio da Nova UBS Santa Gertrudes, que está na reta final da ampliação, o equipamento de saúde ganhará um novo modelo de acesso através de organização do agendamento, sistema que prioriza o acolhimento do paciente de forma mais célere e mais eficiente para a população, reduzindo em 70% o tempo para a consulta. O sistema denominado Acesso Avançado tem como foco promover o atendimento em tempo oportuno, de forma humanizada e resolutiva com o incremento dos programas ‘Posso Ajudar’, ‘Guardiões da Saúde’ e Teleinterconsulta.

O maior espaço físico para o atendimento dos 15 mil usuários da região do Santa Gertrudes contempla a construção de mais salas e consultórios, sanitários e outras dependências no serviço de Saúde. “Além da ambiência, que contará com acessibilidade para as pessoas com mobilidade reduzida, o acesso facilitado aos atendimentos também será o diferencial. Esse formato de agendamento já é consagrado e garantiu prêmios para a Clínica da Família em 2019”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Acesso avançado facilita o atendimento à população com a oferta de atendimento de acordo com a necessidade, imediatamente

De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, o sistema reduz em mais de 70% o tempo de espera para atendimento. “Nesse modelo, o agendamento programático é mantido apenas para as pessoas com comorbidades e idosos, gestantes e para a puericultura. Os demais casos não precisam agendar para a consulta na UBS. Basta comparecer, explicar a necessidade através do acolhimento e a equipe de saúde direcionará o usuário para o profissional mais habilitado para a resolução de sua demanda. A pessoa será atendida no mesmo dia pelo seu profissional de referência ou no máximo, ao longo da semana. Isso facilita a adesão da população e reduz as faltas”, comenta o gestor.

Na Clínica da Família Novo Horizonte, local com mais de três anos de funcionamento no modelo, as faltas foram reduzidas de 24% para 6% e a oferta de atendimento foi ampliada em 62,86%.

Nova UBS Santa Gertrudes está em fase final de obras

Mais inovação
Além deste formato, semelhante a uma livre demanda, a Nova UBS Santa Gertrudes também contará com a oferta de eletrocardiograma realizado na unidade, com laudo feito remotamente, com resultado em 15 minutos. Ainda há a inserção da Teleinterconsulta, com oferta de especialista on-line, na própria unidade. Desta forma, facilita o atendimento da população e reduz o deslocamento para outros equipamentos.

“O aprimoramento no atendimento em Saúde na Atenção Básica garante a promoção da qualidade de vida entre a população, evitando maiores agravos”, comenta a diretora de tenção Básica, Andreia Pinto de Souza.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/12/27/acesso-avancado-sistema-agiliza-atendimento-para-a-nova-ubs-santa-gertrudes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original