Com aumento de casos de síndrome gripal, PA Retiro atende até as 22h

Publicada em 28/12/2021 às 17:09

O aumento de casos de pacientes com síndrome gripal fez com que a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) estendesse o horário do Pronto Atendimento Retiro, voltado ao público adulto e pediátrico. Desde a última segunda-feira (27), o atendimento está sendo feito das 7h às 22h (fechamento dos portões às 21h). O horário estendido será mantido por 15 dias e é flexível, ou seja, pode ser reduzido caso a demanda seja menor que a esperada.

“A procura aumentou bastante e nosso trabalho é para que ninguém fique sem atendimento, dando mais opções de horário e conforto para a comunidade, também sendo uma ação estratégica para não sobrecarregar outros equipamentos de Saúde, como nossos hospitais”, explica o gestor de Saúde, Tiago Texera. “Estamos no local com toda a estrutura necessária para atender os pacientes.”

Como explica a diretora do Departamento Ambulatorial e Hospitalar, Daniele Evangelista Cintra, a média de atendimentos de síndrome gripal no Retiro tem sido de 300 a 400 pacientes por dia. “No entanto, na última segunda-feira (27), após o fim de semana do Natal, chegamos a atender 1.139 pacientes”, declara Daniele.

O aumento nos casos de sintomas gripais fez com que a UGPS readequasse os equipamentos de Saúde para atenção ao cenário da cidade

Com o aumento no volume de atendimentos de sintomas gripais nos últimos dias, a UGPS readequou equipamentos de Saúde para atenção ao cenário da cidade. Além da UPA Vetor Oeste e do PA Hortolândia (que tem o atendimento dividido entre adulto e infantil na antiga Creche do Idoso), o PA Retiro passou a atender exclusivamente pessoas com sintomas gripais. Desta forma, Jundiaí amplia em 30% os equipamentos disponíveis para o acolhimento específico dos casos.

Ano Novo
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Clínica da Família e Novas UBSs, Ambulatórios, CAPS 2, CAPS 3 e o CAPS Infantojuvenil permanecem fechados a partir desta sexta-feira (31) e reabrem na segunda-feira (3). Já o CAPS AD fica aberto 24 horas, apenas para acolhidos.

A Unidade de Pronto-Atendimento (PA) da Ponte São João (rua Santo Antônio, 191) funciona das 7h às 18h.

As situações de urgência devem ser encaminhadas para o PS do Hospital São Vicente de Paulo (adultos), Hospital Universitário (gestantes, crianças e adolescentes), UPA 24h Vetor Oeste (crianças e adultos) e PA Central (praça Dom Pedro II, Centro), diariamente, 24h.

O PA Exclusivo Covid-19 no Centro de Convivência do Idoso (CCI) (avenida Alexandre Ludke, 780) funciona todos os dias, 12h para atendimento infantil, das 7h às 18h e no PA Exclusivo COVID-19 Hortolândia – Policlínica Hortolândia (avenida Prefeito José Castro Marcondes, 510) o atendimento é adulto, 24h. Na UPA, no espaço exclusivo COVID-19, o atendimento é 24h, diariamente.

O cronograma de vacinação contra COVID-19 segue conforme divulgado previamente no Calendário de Vacinação até esta quinta-feira (30), retornando na segunda-feira (3).

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/12/28/com-aumento-de-casos-de-sindrome-gripal-pa-retiro-atende-ate-as-22h/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original