Retrospectiva 2021: Desemparedamento da escola é destaque nacional

Publicada em 28/12/2021 às 08:30

Em 2021, o retorno às aulas presenciais foi um dos grandes desafios vivenciados pela equipe da Unidade de Gestão de Educação (UGE). No entanto, Jundiaí saiu à frente e tornou-se referência nacional com o Desemparedamento da Escola, dentro do programa Escola Inovadora. Criado pela UGE de Jundiaí, preconiza o desenvolvimento de atividades com e na natureza, ao ar livre, em espaços abertos e além das salas de aula. 

“O ser humano precisa do contato com a natureza para ter sinapses mais completas, para aprender melhor. Jundiaí é a cidade das crianças e que preza pela preservação do meio ambiente. O desemparedamento une esses dois movimentos, que resulta em uma educação de excelente qualidade”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado. 

Atividades de desempareadamento promovem o contato com a natureza

As aulas em ambientes externos devem estar sempre conectadas aos conteúdos escolares. “Pensamos no desemparedamento da escola como o lugar de pensar o desemparedamento dos conteúdos nos currículos escolares. Nós precisamos tirar o conteúdo do livro e levar para a vida das crianças. Por exemplo, para ensinar multiplicação, podemos levar as crianças ao supermercado para calcular o preço do quilo do arroz, do feijão, propor e sugerir situações e resoluções de problemas”, conta a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques. 

O Desemparedamento da Escola é uma metodologia de trabalho, que oferece possibilidades de enxergar e viver um novo momento educacional, vislumbrado a partir de soluções de problemas e aprendizagem significativas. “Queremos ressignificar as aprendizagens. As 110 unidades escolares da UGE trabalharam, durante todo o período de aulas presenciais, com o desemparedamento. É a mudança para entender que a aprendizagem deve acontecer em todo e qualquer ambiente”, lembra Vastí.

Espaços externos das escolas são aproveitados para as ações da Escola Inovadora

Capacitação permanente de educadores

Além dos ambientes escolares e de espaços públicos como centros esportivos e praças, 3.591 alunos das escolas municipais de Jundiaí desenvolveram propostas em meio as estações em visita pedagógica pelo Mundo das Crianças. Foram centenas de atividades realizadas no Mundo das Crianças, a grande sala de aula ao ar livre, inaugurada no fim de 2020, e administrada pela DAE Jundiaí.

Para que os educadores pudessem desenvolver as atividades com seus alunos, a UGE lançou, no primeiro semestre, o e-book “A escola no Mundo”, um material de apoio para educadores da rede municipal de ensino no planejamento das visitas pedagógicas ao Mundo das Crianças. “É importante que o educador vivencie a atividade antes de oferecê-la aos seus estudantes. A experiência que passa pelo corpo jamais é esquecida”, salienta a gestora de Educação.

Em um brinquedo que esguicha água do chão, mulheres brincam
Educadores vivenciam as atividades no Mundo das Crianças

Ao longo do ano, o Mundo das Crianças recebeu 2.229 educadores em Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) e 1.497 educadores em capacitações pontuais. 

A formação de educadores é um dos eixos principais da Escola Inovadora. Durante o ano de 2021 foram promovidas 707 formações on-line e presenciais para educadores, totalizando 986 horas. “A educação de excelente qualidade, preconizada pela Escola Inovadora passa, obrigatoriamente, pela capacitação dos profissionais de educação. Neste ano houve um aumento de 72,01% na quantidade de formações oferecidas e 42,27% na quantidade de horas de formação em comparativo com 2020”, conclui a diretora do Departamento de Formação, Sílvia Magalhães. 

Em 2021 foram promovidas 707 formações on-line e presenciais para educadores, totalizando 986 horas de capacitações

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/12/28/retrospectiva-2021-desemparedamento-da-escola-e-destaque-nacional/

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