Retrospectiva 2021: Jundiaí é destaque nos principais rankings do país que medem desenvolvimento e qualidade de vida

Publicada em 28/12/2021 às 08:30

Em 2021, Jundiaí conquistou importantes colocações nos mais diferentes rankings nacionais que medem a qualidade de vida e o desenvolvimento dos municípios. 

Logo no início do ano, em fevereiro, Jundiaí ficou em 2º lugar no ranking do Índice de Desafios da Gestão Municipal 2021 (IDGM), da consultoria Macroplan – publicado na Revista Exame, subindo três posições em comparação com o ano anterior. O estudo avalia as 100 maiores cidades brasileiras quanto à qualidade dos serviços essenciais entregues à população nas áreas de educação, saúde, saneamento e segurança.

Em julho, foi eleita a cidade do Estado de São Paulo que possui a melhor qualidade de vida com o menor custo de impostos pagos pelo contribuinte. Em outras palavras, é o município que mais dá retorno em termos de serviços para sua população, a partir dos impostos arrecadados. Isso foi revelado pela 1ª Edição do Índice de Retorno do Tributo Municipal (IRTM).

Jundiaí foi eleita a cidade do Estado de SP que possui a melhor qualidade de vida com o menor custo de impostos pagos pelo contribuinte

“Nada mais importante para o cidadão do que perceber que os tributos pagos são bem aplicados nas políticas públicas”, observa o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado. “O município é o ente federativo onde a pessoa realmente sente a presença dos serviços públicos e em Jundiaí nós nos voltamos para investimentos que impactam a vida das pessoas, com mais Saúde, Educação e infraestrutura de boa qualidade.”

Pelo segundo ano consecutivo, em 2021 Jundiaí ficou na oitava colocação no ranking de cidades inteligentes e conectadas feito pela Connected Smart Cities – desenvolvido pela Urban Systems -, entre os municípios com população de 100 mil a 500 mil habitantes do Brasil e na quarta colocação entre as cidades paulistas.

Também é a 12ª cidade mais competitiva do país. É o que revela a segunda edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, divulgado em novembro. O estudo avalia 411 municípios brasileiros (com mais de 80 mil habitantes) a partir de diferentes indicadores como educação, saúde e sustentabilidade fiscal.

Jundiaí é a oitava colocada no ranking de cidades inteligentes

Em novembro, Jundiaí foi eleita a cidade com a melhor qualidade de vida do Estado de São Paulo, a partir de um estudo técnico do NEC (Núcleo de Estudos das Cidades), constituído por professores da USP, UFSCAR e FATEC. O estudo avaliou indicadores de 41 municípios do Estado com mais de 200 mil habitantes.

Encerrando o ano, foi publicado na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto de Jundiaí de 2019 foi de R$ 46,9 bi, o que representa um crescimento nominal de 7,61% em relação ao registrado em 2018. A sustentação do bom resultado se deve ao ambiente econômico favorável e ao ecossistema empreendedor desenvolvido no município, que está localizado estrategicamente entre os dois maiores mercados consumidores do país – São Paulo, capital e Campinas, entrada do interior, além de um conjunto de atributos como investimentos na infraestrutura da cidade, em inovação e na desburocratização da gestão pública, entre outros. Jundiaí segue sustentando a 7ª posição no ranking estadual e a 17ª do Brasil.

“Esses resultados positivos atestam a qualidade da gestão pública de Jundiaí e o acerto na mudança do modelo de governança que fizemos a partir de 2017, primeiro mandado do prefeito Luiz Fernando. A máquina pública ficou mais eficiente e a gestão municipal consegue ser mais econômica e entregar mais para a população. Nosso modelo de planejamento associado à visão de longo prazo, confere mais efetividade às políticas públicas, especialmente as mais relevantes para o desenvolvimento, como saúde e educação”, explica o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi. “No início de 2021, baixamos um decreto instituindo a política de Governança Pública de Jundiaí. Dessa forma, o governo institucionaliza suas políticas públicas para que elas não sejam interrompidas a longo prazo e garantam a continuidade dos serviços prestados à população.”

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/12/28/retrospectiva-2021-jundiai-e-destaque-nos-principais-rankings-do-pais-que-medem-desenvolvimento-e-qualidade-de-vida/