Retrospectiva 2021 -Esporte se reinventou na pandemia e investiu em obras e revitalização dos centros esportivos

Publicada em 29/12/2021 às 10:00

A pandemia da Covid-19 trouxe ensinamentos e desafios. Para a Unidade de Gestão de Esporte e Lazer não foi diferente. A UGEL teve que se reinventar em 2021 e em nenhum momento deixou de atender os munícipes.

De fevereiro até junho por exemplo, período mais crítico da pandemia neste ano, os Educadores Esportivos da unidade não pararam de trabalhar e realizaram atividades através de aulas on-line, publicadas e disponíveis nas redes sociais do TIME Jundiaí, Instagram e YouTube com objetivo de estimular os alunos matriculados nos programas da UGEL à prática de atividades físicas em suas residências nesta época de isolamento social.

No semestre, a UGEL atingiu a marca de 53.781 atendimentos ao munícipe de forma on-line, através de vídeo-aulas, com conteúdos diversos que atenderam públicos de todas as idades, além dos treinamentos específicos aos atletas do Departamento de Formação e Rendimento e Esporte Adaptado.

Retomada de atividades presenciais aconteceu de maneira gradativa

A partir de agosto, respeitando todos os protocolos sanitários (uso de máscaras, álcool em gel e higienização dos espaços), a UGEL anunciou o retorno dos treinamentos dos atletas do rendimento do Time Jundiaí e posteriormente das aulas de iniciação esportiva da unidade. Atualmente os departamentos de esporte educacional e participação, rendimento e formação e esporte adaptado gerenciam 349 turmas nos Complexos Esportivos e Unidades de Apoio na cidade, além dos eventos, ações e projetos integrados com a Saúde, Educação, Cultura e outras unidades de gestão. Projetos de grande relevância estão sendo desenvolvidos na cidade como: Esporte Conecta com a Educação e Saúde em Movimento (com grupos especiais da UBS). A UGEL também promoveu inúmeros eventos em parceria com as Assessorias de Políticas Públicas da PMJ, campanhas em prol do Fundo Social de Solidariedade entre outras.

Quando a população voltou a frequentar as aulas nos centros esportivos encontraram os locais repaginados. Enquanto permaneceram fechados, no primeiro semestre e sem aulas por conta da pandemia da COVID-19, os servidores da Prefeitura de Jundiaí continuaram ‘suando’ a camisa dentro dos locais, pois o trabalho de manutenção não parou.

Durante todo este período, as equipes realizaram serviços de limpeza, manutenção, reparos e obras. A determinação é deixar os locais prontos para serem utilizados pela população quando as autoridades sanitárias liberarem os usos dos espaços públicos e o retorno das aulas esportivas presenciais. Corte de mato, pintura, troca de refletores e calhas, reforma de equipamento esportivo e reparos elétricos nos locais, além de algumas obras, estão sendo feitas nos locais, fruto de um trabalho de intensa dedicação dos funcionários da UGEL.

Espaço renovado no CECE Romão de Souza para o atendimento de atividades de ginástica entre outras modalidades

OBRAS ESPERADAS

Além das revitalizações, o esporte avançou com a entrega e início de obras esperadas pela população a muito tempo.

A arquibancada e os vestiários da piscina do Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Dr. Nicolino de Lucca, o Bolão, estão prontas e iniciarão o atendimento em 2022. As intervenções na área aquática tiveram a modernização do sistema de aquecimento, construção de arquibancada, cobertura e vestiário, além de salas para educadores esportivos e representam investimento total de R$ 2.703.161,22, desse valor, 1.177.007,05 são provenientes do convênio com o Governo Federal, realizados pela Prefeitura de Jundiaí, a partir da UGEL.

As melhorias no equipamento representam avanços importantes tanto para os alunos e atletas, como para as famílias, já que a piscina, que tem medidas oficiais para a realização de eventos esportivos, é acessível e poderá receber o público com mais conforto e segurança.

Para o gestor de Esporte e Lazer, Luís Claudio Tarallo, o investimento é um grande ganho para a população. “Temos o registro de mais de 2,2 mil atendimentos por semana, contando aulas e turmas. A estrutura moderna oferecerá maior conforto e qualidade na prestação de serviços para a população de Jundiaí”, comenta.

Ainda entra para a contabilidade dos espaços entregues neste ano de 2021 a reforma de CECE Romão de Souza.

Piscina do Bolão contou recebeu investimento na construção de vestiário e arquibancada

OVÍDEO BUENO
Localizado na Vila Liberdade, ao lado da avenida Antônio Frederico Ozanan, o CECE Antônio Ovídeo Bueno está com obra em andamento de uma nova quadra para diferentes práticas esportivas. A partir de um convênio com o Ministério da Cidadania, a obra custará R$ 3.460.815,66.

A quadra terá arquibancada com cadeiras para 170 pessoas, sala administrativa, sala de professores e técnicos, sanitários, vestiários e está de acordo com o projeto aprovado pela Secretaria Especial do Esporte.

Além da construção da quadra, Tarallo explica que o Antônio Ovídeo Bueno receberá outras melhorias, a partir de recursos do próprio município. “Revitalizaremos o entorno do centro esportivo e as quadras externas e também implantaremos um campo de society e três quadras de areia, para futevôlei e beach tennis.” O centro receberá ainda nova iluminação, com lâmpadas de led.

Em paralelo, a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos realiza um projeto de arborização para toda a Vila Liberdade. Ao todo, está previsto o plantio de aproximadamente 400 árvores no bairro. Atualmente, técnicos da mesma unidade realizam um levantamento das árvores já existentes e dos equipamentos públicos da região, onde ocorrerá o plantio.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/12/29/esporte-se-reinventou-na-pandemia-e-investiu-em-obras-e-revitalizacao-dos-centros-esportivos/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original