Transporte público: pagamento com crédito e débito aumenta dez vezes e chega a 30 mil ao mês

Publicada em 29/12/2021 às 14:00

A adesão ao pagamento do transporte público com cartões de débito ou crédito cresceu dez vezes no prazo de dez meses em Jundiaí. Em janeiro deste ano foram 3.825 pagamentos contra 30.640 em outubro, média de mil por dia. Jundiaí é a primeira cidade da América Latina a implantar essa tecnologia embarcada em 100% de sua frota. Nos dez primeiros meses do ano já são 137 mil pagamentos.

Quem gostou da inovação tecnológica foi a vendedora Julia Mion, de 26 anos, que usa o transporte público todos os dias. Mesmo possuindo vale-transporte dado pela empresa, ela já precisou fazer pagamentos com seu cartão de débito. “Já ocorreram casos em que eu esqueci o outro cartão ou mesmo precisei pagar a viagem em um fim de semana, o que foi muito útil para mim”, revela. “Além do mais, não precisamos ficar preocupados em tirar dinheiro no banco. No meu caso, funcionou super bem, não tive problemas.”

Julia Mion, de 26 anos, usa o transporte público todos os dias e já precisou fazer pagamentos com seu cartão de débito

“Jundiaí cresce mirando no futuro, com a tecnologia a favor do serviço público e, por extensão, melhorando a vida das pessoas. Dessa forma, caminhamos para se tornar uma cidade inteligente, mas sem se desviar de nossos desafios em áreas-chaves como o transporte público”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado. “Hoje, entendemos a necessidade de buscar alternativas para diminuir o tempo que o usuário passa no interior do ônibus. Para isso, estamos elaborando atualmente nosso Plano de Mobilidade Urbana, um estudo técnico que poderá nos mostrar caminhos para melhorar cada vez mais esse serviço.”

A tecnologia embarcada de pagamento teve início na cidade no fim do ano passado, em dezembro, quando foram registrados 2.990 pagamentos. Em julho deste ano, a quantidade de pagamentos chegou a 14 mil, em agosto a 20 mil, em setembro a 26 mil e em outubro, a 30.640 (veja todos os dados na tabela). O pagamento por aproximação é feito na mesma leitora usada para outros cartões, como o Bilhete Único. E é possível fazer a viagem com cartões de qualquer bandeira. As mais utilizadas são Mastercard (65%), Visa (22%) e Maestro (9%). Os dados são da Transurb (Transportes Urbanos de Jundiaí).

“Jundiaí se destaca no quesito inovação e, não à toa, hoje estamos com a oitava colocação, pelo segundo ano consecutivo, no ranking de cidades inteligentes e conectadas feito pela Connected Smart Cities”, declara o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi. “E, para o futuro, temos que avançar cada vez mais, com wi-fi nos ônibus e veículos elétricos. São questões incontornáveis.”

Toda da frota conta com tecnologia embarcada para pagamento de passagem com cartão

“Recentemente, 20 ônibus com ar condicionado foram integrados à frota de Jundiaí. Além disso, todos os veículos do sistema contam com quatro câmeras de segurança em cada, o que garante mais tranquilidade para o usuário. São investimentos significativos”, observa o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.

O sistema de pagamento com cartões de débito e crédito é resultado de parceria entre a Prefeitura de Jundiaí, a MasterCard, as concessionárias do transporte público, a Transurb e a Prodata Mobility.

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/12/29/transporte-publico-pagamento-com-credito-e-debito-aumenta-dez-vezes-e-chega-a-30-mil-ao-mes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original