Retrospectiva 2021: Patrulha Agrícola e cavaco ampliam os serviços oferecidos ao produtor rural

Publicada em 30/12/2021 às 10:00

Em 2021, a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) ampliou os serviços ofertados para o produtor rural, como o programa Patrulha Agrícola e de doação de cavaco. A preocupação com a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento econômico sustentável faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que Jundiaí está alinhado e os programas de Pagamento por Serviços Ambientais e Nascentes Jundiaí também apresentaram bons resultados. 

Lançado em 3 de dezembro, a Patrulha Agrícola oferece a execução de serviços dentro das pequenas propriedades rurais do município. O programa oferece uma patrulha mecanizada, um conjunto de equipamentos agrícolas destinados exclusivamente à execução de serviços nas propriedades rurais efetivamente produtivas de Jundiaí. O objetivo é promover a conservação do solo, plantio e manejo de culturas, correção de acidez e fertilidade. 

O pecuarista Wilson Luiz Torquato foi o primeiro produtor a receber o maquinário em sua propriedade. São 6 mil metros quadrados de área, que estão recebendo os serviços para o plantio de capim BRS Cupiaçu, utilizado para alimentar o gado. “O programa é muito importante para o produtor rural, o que vou ter que desembolsar é apenas ¼ do que eu pagaria para alugar. Esse recurso economizado será aplicado em outras melhorias que preciso fazer. É um ganho para nós”, afirmou.

Imagem mostra homem agachado ao lado de criança. Ambos estão com boné e camiseta branca, calça jeans e bermuda (criança). Ao fundo, uma máquina faz o trabalho em um terreno que está com grama em uma metade e na outra o terreno já está mexido, trabalho feito pela máquina.
O pecuarista Wilson e o filho Bento acompanham o trabalho da Patrulha Agrícola

O prefeito Luiz Fernando Machado lembra que os novos programas chegam para somar aos serviços oferecidos ao agricultor da cidade. “Essa é mais uma maneira de valorizar o nosso produtor rural. Jundiaí é conhecida como a terra da uva e a agricultura é importante para o desenvolvimento da nossa cidade e geração de renda”, confirmou. 

Outro importante programa que ganhou força em 2021 foi a distribuição de cavaco, realizado em parceria com a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos, oferece material proveniente da trituração dos restos de podas de árvores da cidade. “Tanto o Cavaco como a Patrulha Agrícola são demandas antigas do setor que conseguimos atender com Políticas Públicas estruturadas e consolidadas. O cavaco garante mais umidade e enriquecimento orgânico ao solo e é ofertado gratuitamente aos agricultores de Jundiaí. Tanto a Patrulha como o cavaco ajudam os nossos produtores rurais”, lembra o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez. 

Pessoa mexe em pedaços de galhos e folhas secas.
Doação de cavaco foi um importante serviço oferecido pela UGAAT

Além de promover programas e serviços que beneficiam o agricultor, a UGAAT, por meio do Departamento de Abastecimento, também desenvolveu ações para facilitar o escoamento da produção agrícola. “Ampliamos a Feira do Produtor Rural, realizada às segundas-feiras,  na esquina da avenida Adilson Rodrigues com a Rua Giuseppe Franco, no Jardim Samambaia, e promovemos a abertura de vagas para novos permissionários em Varejões Noturnos da cidade”, lembra a diretora do Departamento de Abastecimento, Georgea Casoti.

Imagem mostra feira com barracas com estrutura de bambu, tecido verde. Há pessoas fazendo compras de produtos.
Feira do Produtor Rural ganhou ampliação no Jardim Samambaia

Produção rural e preservação do meio ambiente

Jundiaí é uma cidade que tem grande preocupação com o meio ambiente. Para preservar os remanescentes de florestas e recuperar áreas desprotegidas com plantios de árvores nativas. A UGAAT oferece o Programa Municipal de Pagamento por Serviços (PSA) e o Programa Nascentes de Jundiaí.

“Criado pela gestão do prefeito Luiz Fernando Machado, O PSA visa conceder incentivo financeiro aos agricultores para a conservação de remanescentes florestais e/ou de áreas em processo de restauração ambiental. Somente em 2021, o programa fez o pagamento de R$ 100.043,90, beneficiando 54 propriedades rurais produtivas de Jundiaí”, afirma a diretora do Departamento de Agronegócio, Isabel Harder.

Imagem mostra área gramada, ao fundo há remanescente de floresta com árvores
Programa Nascentes e PSA promovem a preservação das florestas nas propriedades rurais produtivas

Já o Programa Nascentes conta com a adesão de 41 propriedades rurais participantes, sendo que 40 estão com o processo de restauração florestal em andamento e juntas somam 34 hectares, ou seja, 340 mil m2 de área com plantios de árvores nativas da Flora Brasileira. O objetivo do programa é a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs), principalmente em torno de nascentes e cursos d’água.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/12/30/retrospectiva-2021-patrulha-agricola-e-cavaco-ampliam-os-servicos-oferecidos-ao-produtor-rural/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original