Pé de Ouvido: totens interativos levam histórias a diversos pontos da cidade

Publicada em 30/12/2021 às 14:00

Lançada pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) durante o aniversário da cidade, a campanha “Pé de Ouvido” já levou a diversos pontos da cidade totens interativos que retomam a importância da contação de histórias. A iniciativa é um desdobramento da campanha Pé de Infância, que traz um apelo aos adultos cuidadores de crianças sobre a importância das brincadeiras, canções e resgate de tradições da oralidade para o desenvolvimento infantil.

Até agora já foram instalados vinte totens, em lugares como o Complexo Fepasa, os jardins do Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão e o Paço Municipal. Mirando com o celular no QR code estampado no totem, a pessoa é direcionada a escutar uma das dez histórias lançadas nesta fase, gravadas por artistas regionais e que trazem tradições orais de histórias e fábulas nacionais e de outros cantos do mundo, como Japão, África e Rússia.

“Toda infância pede contação de histórias e a campanha ‘Pé de Ouvido’ vem ao encontro desta necessidade, promovendo também o resgate de tradições orais e a troca de experiências entre as gerações das crianças e seus cuidadores. Para fazer isso, foram contratados nesta fase da campanha dez artistas da região, que dão suas vozes para as histórias escolhidas”, comenta o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

Lucas gostou tanto que irá compartilhar a novidade com os amigos e primos

A direção artística da campanha ficou a cargo de José Renato Forner, que explica a proposta e critérios envolvidos na produção dos conteúdos. “Tudo foi pensado com muito critério. A seleção dos textos teve como proposta fazer uma volta ao mundo a partir da forma como os povos registram as suas histórias. Já a seleção dos artistas teve como critério a participação de integrantes dos diversos grupos teatrais da cidade. Pensamos também no equilíbrio de vozes, contemplando vozes tanto masculinas quanto femininas, das mais diversas idades. Sem contar a preocupação com intervenções sonoras e trilhas musicais condizentes com o conteúdo do texto. Para histórias africanas a trilha traz sons percussivos, por exemplo”.

O pequeno Lucas Moraes, oito anos, morador do Bairro Almerinda Chaves, deparou-se com um dos totens no Complexo Fepasa. “Foi muito fácil acessar e escutar a história a partir do totem. Além disso, o modo como a história é contada é instigante! Com certeza, ouvirei o projeto todo e indicarei aos meus amigos e primos”, considerou animado.

Já nos jardins do Solar do Barão, os irmãos Miguel e Renan Ferreira, de cinco e sete anos, também notaram os totens da campanha durante visita que fizeram com o pai Enodes. Além do cantar dos pássaros que frequentam os jardins, os irmãos ouviram o conto africano “O Pássaro Encantado”. “Gostei bastante tanto da história quanto da experiência em si. Me senti envolvido pela narração”, alegou Renan. Já Miguel, que se empolgou com a aventura, diz querer ouvir as outras histórias: “Vou procurar pelo Pé de Ouvido no streaming e ouvir as outras histórias. Estou animado”, completou Miguel.

Renan e Miguel aproveitaram a visita aos jardins do Solar e conferiram a novidade

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/12/30/totens-interativos-da-campanha-pe-de-ouvido-levam-contacao-de-historias-a-diversos-pontos-da-cidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original