Retrospectiva 2021 – Campus Jundiaí e Jundiaí Empreendedora unem tecnologia, formação e geração de negócios

Publicada em 31/12/2021 às 10:57

Com o objetivo de transformar Jundiaí em uma cidade inteligente e conectada, a Prefeitura de Jundiaí elaborou em 2021 a Lei de Inovação, já aprovada, que prevê a criação de um Sistema Municipal de Inovação (SMI). A construção de um ‘Ecossistema de Inovação’ possibilita permear toda a cidade e melhora a dinâmica da economia local com a programa Jundiaí Empreendedora – que passou a ser política pública – e o Campus Jundiaí, incentivando e promovendo os ambientes de geração de negócios e inovação.

Com a legislação, aprovada em dezembro, foramn regulamentadas onze ferramentas que compõem o programa Jundiaí Empreendedora: Portal, Espaço Físico, coworking público, Acessa Jundiaí, Balcão Exporta+Jundiaí, Plano de Desenvolvimento Local, Rodadas de Negócios Internacional e Nacional, Fomento às Empresas Juniores, Sistema Jundiaí de Inovação, Qualifica Jundiaí e Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos.

“Promover ambiente inovador, empreendedor e tecnológico são metas da gestão de uma Cidade Inteligente e conectada, com objetivo de gerar emprego e renda para a população. A oferta de ferramentas, a partir do poder público, estimulam e solidificam as iniciativas e auxiliam na criação de soluções inteligentes para o mercado competitivo”, detalha o prefeito Luiz Fernando Machado.

“A formação e qualificação profissional são muito importantes aos que buscam a inserção no mercado de trabalho. O Poder Público tem que proporcionar essa oportunidade de qualificação para as pessoas e, por isso, buscamos essas parcerias. O programa Jundiaí Empreendedora tem ações de acolhimento e ofertas de oportunidades que permitem um reposicionamento mais rápido para sair da crise mais cedo”, explica Cristiano Lopes.

O investimento na cultura empreendedora se dá através dos cursos e treinamentos ofertados, bem como em programas voltados às crianças da rede municipal de ensino.

Apresentação do Campus Jundiaí, no paço Municipal; espaço de incubação e coworking para tecnologia


CAMPUS JUNDIAÍ

A partir de 2021 Jundiaí passou a possuir um novo modelo de incubação. Em setembro deste ano, foi assinado decreto que criou o Ecossistema de Inovação – Campus Jundiaí, que visa identificar espaços públicos e de interesse público na cidade para transformá-los em clusters de inovação, com capacidade para o desenvolvimento de novas tecnologias, incubação e coworking para startups de base tecnológica e de P&D, formando um Ecossistema de Inovação associado ao Programa Jundiaí Cidade Inteligente.

Entre os espaços públicos que vão incubar startups dentro do programa Campus Jundiaí estão: Fundo Social de Solidariedade, Paço Municipal, Faculdade de Medicina, TV TEC, Complexo Esportivo Nicolino de Lucca (Bolão), Complexo Argos, Cijun, Escola Superior de Educação Física (ESEF), Complexo Fepasa e DAE.

“O Campus Jundiaí cumpre o papel de identificar e estabelecer diversos ‘mini parques tecnológicos’, núcleos de inovação descentralizados pela cidade em diversos locais públicos e privados. Essa dinâmica fortalece a economia da cidade e traz a inovação para dentro deste processo de atração de investimento no setor de tecnologia”, comenta o gestor da Unidade de Governo e Finanças (UGGF) José Antonio Parimoschi.

Além disso, o objetivo é criar uma nova onda de atração de investimentos produtivos para sustentar o crescimento econômico de Jundiaí e, desta forma, assegurar qualidade de vida aos moradores da cidade. Os espaços públicos serão utilizados para incentivar o surgimento de startups e novas empresas, tendo como foco a economia criativa.

Segundo o diretor do Departamento de Fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação, Júlio Cesar Durante, o Campus Jundiaí vai contribuir com a cidade. “O Campus Jundiaí vai produzir soluções para a cidade. É uma Cidade Inteligente dando uma resposta e melhorando a vida do cidadão. O Campus prevê que o programa de Incubação de Empresas de Jundiaí funcionará em um novo formato, fazendo parte do Programa “Campus Jundiaí”, sendo descentralizado e distribuído em espaços públicos e privados onde as startups receberão mentorias e todo o apoio que necessitarem para desenvolverem o seu projeto”, afirma.

Portal Jundiaí Empreendedora é mais uma ferramenta disponibilizada pela Prefeitura de Jundiaí para oferta de emprego, aproximação entre empresas e consumidores e capacitação profissional


LEI DE INOVAÇÃO – A lei cria uma agenda de desenvolvimento, para a execução de programa de apoio e estímulo a startups e empresas com espírito inovador; projetos e pesquisas acadêmicas para aumentar a produtividade por intermédio da ciência e da tecnologia; modernização da gestão municipal, além de criar espaços públicos destinados ao empreendedorismo de base tecnológica. As iniciativas irão dinamizar a política de desenvolvimento do município.

SEMANA DA TECNOLOGIA – Neste ano, foi desenvolvida a primeira Semana da Tecnologia. Segundo o gestor adjunto de Governo, Jones Martins, a Semana da Tecnologia destacou um ambiente inovador e conectado do município. “A Semana da Tecnologia 2021 foi um grande passo para fomentarmos ainda mais o nosso ecossistema de inovação. Foram mais de 30 horas de palestras e painéis, voltados para tecnologia da informação, geração de emprego, turismo, computação na nuvem, uso de bots, inteligência artificial e outros temas incríveis e atuais. São iniciativas como essa que tornam Jundiaí uma cidade cada vez mais inteligente e conectada e vamos crescer no próximo ano”, contou aos conselheiros.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/12/31/retrospectiva-2021-campus-jundiai-e-jundiai-empreendedora-unem-tecnologia-formacao-e-geracao-de-negocios/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original