Parceria com instituição de ensino capacita jovens para o mercado do trabalho

Publicada em 01/01/2022 às 13:35

Uma parceria da Prefeitura com a instituição Espro (Ensino Social Profissionalizante) garantiu a formação para o mundo do trabalho de 30 jovens, de 14 a 22 anos, em situação de vulnerabilidade no Município ao longo do segundo semestre deste ano.

A parceria, estabelecida através da Divisão de Inclusão Produtiva e Qualificação Profissional da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), garantiu o curso on-line FMT Brasil, de formação para o mundo do trabalho. No total, foram cinco ciclos com 30 alunos cada, sendo 20% das vagas voltadas para a indicação de encaminhamentos da rede socioassistencial.

Para a realização do curso foram disponibilizados tablets para que os alunos seguissem as aulas de casa, em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). A carga horária era de cerca de 60 horas, para cumprimento em um mês, de segunda a sexta-feira no contraturno escolar. O objetivo da formação é permitir que os jovens desenvolvam habilidades para inserção no mundo do trabalho e despertem o espírito empreendedor e posturas compatíveis com as exigências e desafios do ambiente corporativo.

Carlos Emanuell foi um dos alunos que participaram do curso por meio da parceria com a Prefeitura

“Esta parceria com o FMT do Espro vem para corroborar com as iniciativas da Prefeitura para a formação dos jovens e inserção no mundo do trabalho. Além de parceria de anos com o Fundo Social de Solidariedade, agora firmamos mais esta iniciativa conjunta, que já está sendo expandida. Já foram realizadas, pelo programa de oficinas do Espro de Geração de Renda, uma oficina de produtos de limpezas sustentáveis no Jardim Novo Horizonte e uma oficina de panetones trufados no Cras Central”, comentou a gestora da UGADS, Maria Brant.

O Espro é uma associação fundada a partir de iniciativa do Rotary Club de São Paulo, com mais de 40 anos de atuação. O superintendente executivo da associação, Alessandro Saade, ressaltou a importância da parceria em Jundiaí. “Esta parceria entre o Espro e a Prefeitura é essencial para propiciar aos adolescentes e jovens da cidade o desenvolvimento de habilidades e competências exigidas pelo mundo do trabalho, de modo a fomentar o pensamento crítico, desenvolver o protagonismo e formar cidadãos conscientes de seus direitos.”

Um dos jovens que fizeram o curso foi Carlos Emanuell Soares, de 16 anos, que mora no jardim das Tulipas. “Gostei muito do curso, desde o conteúdo passado até os professores. Muito do que aprendi vou levar para a minha profissional, como o atendimento ao cliente e como se comportar tanto na entrevista de emprego quanto na empresa depois de contratado”, comentou o jovem, referenciado junto ao Cras Novo Horizonte.

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/01/01/parceria-com-instituicao-de-ensino-profissionalizante-garante-formacao-de-jovens-para-o-mundo-do-trabalho/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original