Rede socioassistencial auxilia família a encontrar idoso desaparecido

Publicada em 01/01/2022 às 11:00

A festividade de Ano Novo foi marcada por alegria e alívio para a família de um idoso que ficou 7 dias desaparecido. Com a ajuda da rede socioassistencial Pop Rua da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Aloysio Evangelista, de 72 anos, retornou ao lar em Caieiras, na última segunda-feira (27).

O idoso foi localizado em situação de rua pelo Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) – serviço tipificado do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) prestado pela Prefeitura por meio da contratação de Organização da Sociedade Civil (OSC) Serviço de Obras Sociais (SOS). Após receber cuidados na Casa de Passagem, ele foi encaminhado ao Centro Pop para referenciamento e atendimento técnico.

“Foi uma sequência de atendimentos prestados pela rede e, a partir da escuta ativa pela equipe do Centro Pop, fomos conhecendo a história para fazer os encaminhamentos. A rede atuou na articulação para a localização dos familiares do sr. Aloysio, com o apoio da Polícia Civil de Jundiaí, para efetivar o recâmbio”, conta o coordenador do Centro Pop, João Guilherme Santos.

Irmãos Arlindo e Aloysio em casa, após dias de desespero

Emocionado, o aposentado Alcindo Evangelista – irmão do Aloysio –  comenta que a família já estava em desespero. “Procuramos em todos os lugares, fomos na delegacia e a esperança estava acabando, quando recebemos a ligação do pessoal de Jundiaí. Foi um Natal muito triste. Agora, o Ano Novo é com todos juntos. Agradeço o que foi feito pelo meu irmão. Sem essa ajuda da Prefeitura de Jundiaí, de toda a equipe, ele não voltaria”.

Neste ano, a UGADS por meio da rede socioassistencial realizou mais de 1100 recâmbios. “Dentre as ações desenvolvidas nos atendimentos realizados pelo Centro Pop, cabe destacar a tentativa de reestabelecimento dos vínculos afetivos entre a pessoa que está em situação de rua e seus familiares. Neste caso, foi através desta estratégia que conseguimos identificar que a família estava à procura do idoso”, acrescenta o diretor do Departamento de Proteção Social Especial, Luiz Guilherme Camargo.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/01/01/rede-socioassistencial-auxilia-familia-a-encontrar-idoso-desaparecido/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original