Retrospectiva 2021: Segurança Pública recebe investimentos e fortalece trabalho nos bairros
Publicada em 03/01/2022 às 10:30A área de segurança pública em Jundiaí recebeu investimentos em várias frentes. Foram cerca de R$ 5 milhões para a aquisição de 50 viaturas e seis motos para o reforço do patrulhamento, a compra de novos armamentos e equipamentos de proteção individual, como coletes balísticos. A Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM) também fortaleceu o seu trabalhado junto aos bairros e em apoio às demais forças policiais da cidade.
Para reforçar a força de trabalho, ocorreu a contratação de 16 guardas e outros 17 estão sendo formados pela Coordenadoria de Instrução e Formação da GMJ e, em janeiro de 2022, estarão nas ruas. A operação da Base Móvel expandiu os serviços da Guarda para o Centro e a Ponte São João, ofertando atendimento à população de maneira descentralizada. Encontra-se em fase de implantação, a expansão e aprimoramento do atual Sistema de Vigilância Eletrônica Municipal, com previsão de instalação de 237 novas câmeras, distribuídas em oito regiões do município. Será uma parceria da UGSM com a Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun). Hoje a cidade possui 187 câmeras entre CFTV (convencionais) e OCR (reconhecimento ótico dos caracteres de placas).
“Planejamos e implantamos ações que visam a modernização da corporação, com o objetivo de aumentar os índices de resolutividade da GMJ nas demandas de segurança da população. Jundiaí é a 6ª cidade mais segura – de acordo com dados do Atlas da Violência, 2019 – entre as de médio porte do país. A Guarda Municipal completou 72 anos, cuidando dos bairros, da população e das nossas crianças”, destaca o prefeito Luiz Fernando Machado.
Atendimentos
Ao longo do ano, a Guarda Municipal atendeu cerca de 13 mil ocorrências criminais e não criminais (mais de 1 mil atendimentos de aglomeração, com orientação à população), realizou 418 escoltas de vacina contra Covid-19 e efetuou 800 atendimentos em apoio aos fiscais do comércio, policiamento em próprios municipais e apoio a outros órgãos municipais.
O Programa Patrulha Guardiã Maria da Penha entrou em seu segundo ano e com bons resultados no atendimento as mulheres que sofreram violência. Atualmente, 284 recebem acompanhamento diário da corporação. “Estamos fechando 2021, colhendo os frutos e registrando avanços nos indicadores de criminalidade. Durante todo o período, ampliamos o diálogo e a parceria com as forças de segurança, junto com os investimentos na área. Vamos continuar trabalhando nesta linha”, ressalta a gestora de Segurança Municipal, coronel Carla Basson.
Para o comandante da Guarda Municipal, inspetor Benedito Marcos Moreno, 2021 foi um ano em que a pandemia de Covid-19 trouxe desafios para as forças de segurança pública. “Com todas as adaptações necessárias, não paramos de trabalhar um minuto. Levamos informação e atuamos protegendo o munícipe, com dedicação e profissionalismo. Para 2022, novos investimentos virão com vistas sempre na melhoria dos serviços prestados, que é o que nos orgulha”, enfatiza.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
02/06/2024
Segurança reforçada: Jundiaí inicia instalação de 175 novas câmeras
-
13/05/2024
Canil da GMJ está com 98% das obras concluídas
-
28/04/2024
TECNOLOGIA: GMJ colocará drone para identificar pontos de focos de incêndios na Serra do Japi
-
06/04/2024
GMJ captura cerca de 30 foragidos da justiça no 1º trimestre de 2024
Baixe as fotos desta notícia na resolução original