Segurança pública será reforçada com 37 câmeras instaladas em bairros da região Sul da cidade

Publicada em 07/01/2022 às 17:45

A Unidade de Gestão de Segurança Municipal deu início à instalação de 37 câmeras de monitoramento em 19 pontos da Região Sul da cidade, em diferentes ruas e avenidas dos bairros Vila Maringá, Vila Comercial, Boa Vista, Jardim Copacabana e Santa Gertrudes. As câmeras funcionam com sistema OCR, que faz a leitura dos caracteres das placas dos veículos e permite a localização mais rápida de veículos roubados e acompanha o trajeto dos criminosos. O investimento da gestão municipal nesse sistema de câmeras é de R$ 1 milhão.

“Desde 2017 expandimos as câmeras de segurança para diferentes bairros da cidade, um investimento não só em equipamentos que registram imagens, mas também em toda uma rede de fibra ótica que já tem 400 quilômetros de extensão”, observa o prefeito Luiz Fernando Machado. “Na cidade do futuro, as inovações tecnológicas existem para melhorar a vida do cidadão. Além desses investimentos, estamos programando mais R$ 50 milhões para os próximos três anos, com a construção de uma nova central que abrigará a sede da Guarda Municipal, integrada com outros serviços de urgência e emergência como a Defesa Civil e Samu/Saec.”

Instalação em diferentes pontos da Região Sul de Jundiaí; câmeras fazem a leitura dos caracteres das placas dos veículos

Com os novos equipamentos, a cidade chega a um total de 359 câmeras em seu território, sendo 102 delas com sistema OCR. Em 2021, as câmeras OCR flagraram cerca de 380 veículos com restrições em Jundiaí.

Como lembra a gestora de Segurança Municipal, Carla Basson, além de trabalhar em parceria com outras instituições de segurança, a Guarda Municipal tem uma Seção de Processamento de Dados e Estatísticas, que ajuda a compreender qual a realidade de diferentes bairros no que diz respeito à segurança pública.

“Trabalhamos com tecnologia e inteligência, fazendo uma leitura constante de dados”, declara ela. “Além disso, é essencial estar sempre em contato com os moradores, que nos abastecem com informações do dia a dia e que conhecem o local em que vivem. Sem dúvida, as câmeras ampliam a sensação de segurança e permitem maior efetividade do trabalho de combate ao crime.”

Um grupo de moradores da Região Sul, dos bairros Santa Clara, Terra Nova e Paiol Velho, reuniu-se com o prefeito Luiz Fernando

Em agosto do ano passado, o prefeito Luiz Fernando, o vice-prefeito Gustavo Martinelli e gestores receberam um grupo de moradores da Região Sul, dos bairros Santa Clara, Terra Nova e Paiol Velho, e a reivindicação apresentada era a melhoria da segurança. Também estiveram presentes na reunião representantes de instituições como Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal.

“Com essas 37 câmeras em locais estratégicos, tornaremos mais seguros não apenas três bairros, mas toda uma região, já que o criminoso se locomove. E é preciso levar em conta que esses bairros são próximos a importantes rodovias e outras rotas que levam a Cajamar, Jordanésia e Pirapora do Bom Jesus e que facilitam a fuga”, explica Martinelli. “Essa tecnologia contribui muito para a segurança e é uma reivindicação antiga dos moradores.”

Câmeras ampliam a sensação de segurança e permitem maior efetividade do trabalho de combate ao crime

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/01/07/seguranca-publica-sera-reforcada-com-37-cameras-instaladas-em-bairros-da-regiao-sul-da-cidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original