Escola Inovadora: tecnologia de ponta está presente na EMEB Candelário

Publicada em 10/01/2022 às 10:45

Quando as aulas da rede municipal de ensino retornarem, no dia 9 de fevereiro, os estudantes da Escola Inovadora EMEB Professor Joaquim Candelário de Freitas, vão iniciar um ano letivo carregado de novidades e inovação. 

A maior unidade do programa Escola Inovadora de Jundiaí é também a primeira a contar com tecnologia de ponta para o desenvolvimento de atividades e serviços. São cinco catracas eletrônicas instaladas na entrada, mais de 100 pontos de rede, 20 pontos de acesso wi-fi e câmeras de vigilância que oferecem ainda mais segurança para as crianças. Os equipamentos foram instalados pela CIJUN (Companhia de Informática Jundiaí).

Catracas fazem o reconhecimento facial de alunos e educadores

A verificação da presença dos estudantes é inteligente e realizada por meio de catracas com reconhecimento facial, que fazem a leitura assim que as crianças ingressam no prédio. Quando visitou a escola, logo após a inauguração, em dezembro, Lucas Oliveira, 10 anos, teve o rosto reconhecido pela catraca eletrônica que fica na entrada. “Eu achei muito interessante toda a tecnologia que encontramos na nova escola. O equipamento fez o reconhecimento facial dele rapidamente”, contou a mãe de Lucas, Mayara de Farias Pereira. 

Dentro do prédio outras inovações estão presentes. Wi-fi gratuito em todos os espaços, computadores para o desenvolvimento de atividades, laboratório Maker com impressora 3D e corte a laser são alguns exemplos.

Crianças da Educação Infantil II terão aulas de linguagem de programação computacional

O desenvolvimento da geração atual, por meio da educação de boa qualidade, é foco da Escola Inovadora.  “Jundiaí é a Cidade das Crianças e caminha para ser uma cidade inteligente. Capacitar os jovens estudantes da rede municipal de ensino dentro da tecnologia é essencial para que eles possam se preparar para o futuro mercado de trabalho”, lembra o prefeito Luiz Fernando Machado.

No programa Escola Inovadora o contato dos estudantes com a tecnologia e pensamento lógico tem início ainda na primeira infância. “A experiência da robótica inicia logo nos primeiros anos de aprendizagem dos estudantes da rede municipal de ensino. Levamos o Rob para a Candelário e também para todas as escolas com Educação Infantil II. Com ele, os alunos aprendem a linguagem de programação computacional”, explica a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques. 

“A  EMEB Joaquim Candelário de Freitas é um exemplo real de uma infraestrutura adequada para os novos desafios da efetiva aplicação da tecnologia no ensino”, ressalta o diretor técnico da CIJUN, Celso Monteiro.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/01/10/escola-inovadora-tecnologia-de-ponta-esta-presente-na-emeb-candelario/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original